<
>

Uruguai expulsa integrante da delegação após acusação de assédio sexual na Copa América

A AUF (Associação Uruguaia de Futebol) informou nesta segunda-feira que um membro da delegação do Uruguai na Copa América foi expulso e mandado de volta a Montevidéu após ser acusado de assédio sexual.

A entidade não revelou o nome da pessoa, mas chamou a situação de "repudiável" e "inaceitável". Segundo apurou a ESPN, trata-se de um funcionário da segurança.

"A AUF informa que, nesta segunda-feira, desvinculou um funcionário e integrante da delegação presente na Copa América do Brasil, como consequência de uma denúncia por suposto comportamento repudiável e inaceitável", escreveu.

"Uma vez que a pessoa regresse a Montevidéu, será iniciado um processo formal de investigação administrativa, respeitando as garantias do devido processo", completou.

Por meio de nota oficial (leia completa abaixo), a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) se posicionou sobre o caso.

"A Conmebol permanece atenta às resoluções que emanam das autoridades judiciais ou administrativas que lidam com a denúncia e acatará pontualmente o que quer que seja que elas decidam", salientou a organização.

"A Conmebol rejeita e condena firmemente qualquer forma de assédio sexual", acrescentou.

O Uruguai volta a campo na Copa América nesta segunda-feira, às 18h (de Brasília), contra o Chile, em Cuiabá, pela 4ª rodada da competição.

VEJA A NOTA DA CONMEBOL SOBRE O CASO

Em vista de uma alegação de assédio sexual contra um membro de uma delegação participante da Copa América, a Conmebol manifesta o seguinte:

- A Conmebol permanece atenta às resoluções que emanam das autoridades judiciais ou administrativas que lidam com a denúncia e acatará pontualmente o que quer que seja que elas decidam.

- A Conmebol rejeita e condena firmemente qualquer forma de assédio sexual.

- A Conmebol continuará a trabalhar por um futebol livre de discriminação, violência e assédio e em favor do esporte como instrumento para o desenvolvimento e o crescimento dos indivíduos e das sociedades.