<
>

Eurocopa: Itália vence País de Gales com três brasileiros, confirma 100% no grupo A e vai embalada às oitavas

A Itália fechou o grupo A da Eurocopa da mesma forma como começou: jogando bem e vencendo. Neste domingo (20), dentro do Estádio Olímpico de Roma, a equipe bateu País de Gales por 1 a 0 e confirmou os 100% de aproveitamento na chave, com três triunfos nos jogos disputados.

O gol da vitória italiana foi marcado ainda no primeiro tempo pelo meio-campista Matteo Pessina.

A partida ficou marcada pela escalação entre os titulares de um trio de brasileiros nacionalizados italianos: Rafael Tolói, Jorginho e Emerson Palmieri.

Mesmo com uma equipe modificada em oito posições em relação aos jogos anteriores, a Itália já começou a partida mostrando que lutaria pelos 100% de aproveitamento na chave.

E empilhou oportunidades com Belotti, Chiesa e Emerson Palmieri antes mesmo dos 15 minutos de partida, quando chegou a ter 70% de posse de bola.

Ainda que os galeses tivessem conseguido reduzir a pressão dos italianos, as grandes chances no primeiro tempo foram mesmo dos donos da casa.

A busca de equipe de Roberto Mancini pelo gol fez feito aos 38 minutos. Inteligente em cobrança de falta de Verratti, Pessina apareceu na primeira trave e desviou para o fundo das redes.

Assim como na primeira etapa, os 45 minutos finais seguiram o mesmo roteiro, com pressão intensa dos italianos em busca do gol e os galeses especulando poucas vezes no ataque.

A missão de País de Gales ficou ainda mais complicada quando Ampadu recebeu o cartão vermelho após falta duríssima em Bernardeschi.

Situação no campeonato

Com 100% de aproveitamento, a Itália fecha o grupo A da Eurocopa na primeira posição, com 9 pontos.

Mesmo com a derrota, País de Gales ficou com a segunda posição na chave, com 4 pontos em três rodadas.

O cara: Matteo Pessina

Inteligente e decisivo, soube se antecipar à marcação dos galeses para marcar o gol que abriu o placar para a Itália na partida. Em uma rara oportunidade de rodagem do elenco, o meio-campista da Atalanta aproveitou a chance.

Foi mal: Ampadu

Com País de Gales sofrendo para tentar chegar ao ataque da Itália, as coisas ficaram ainda mais complicadas quando Ethan Ampadu recebeu o cartão vermelho após falta duríssima em Bernardeschi.

Atrasado em disputa de bola, o jogador do Chelsea deu pisão no tornozelo esquerdo do italiano e foi mais cedo para o chuveiro.

Próximos jogos

Com a classificação em primeiro lugar, a Itália aguarda agora para saber quem passa na segunda posição no grupo C (neste momento é a Ucrânia). A partida de oitavas de final acontecerá no próximo sábado (26), no Estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra.

Já País de Gales conhecerá seu adversário na próxima fase com a definição sobre o vice-campeão do grupo B (neste momento é a Rússia). O time de Gareth Bale joga pelas oitavas também no sábado (26), mas Johan Cruijff Arena, em Amsterdam, na Holanda.

FICHA TÉCNICA

Itália 1 x 0 País de Gales

GOLS: Matteo Pessina (39'), para a Itália

ITÁLIA: Donnarumma (Sirigu); Rafael Tolói, Bonucci (Acerbi), Bastoni e Emerson; Jorginho, Verratti e Pessina (Castrovilli); Chiesa, Bernardeschi e Belotti; TÉCNICO: Roberto Mancini

PAÍS DE GALES: Ward; Gunter, Rodon, Ampadu e Connor Roberts, Allen, Morrell (Moore) e Williams (Ben Davies); Ramsey, Gareth Bale (Brooks) e James. TÉCNICO: Robert Page