<
>

Eurocopa: Shaqiri, do Liverpool, arrebenta, Suíça vence a Turquia e seca rivais para avançar

Com dois belos gols de Shaqiri, atacante do Liverpool, a Suíça venceu a Turquia por 3 a 1. A partida, que foi realizada no Estádio Olímpico de Baku, no Azerbaijão, foi válida pela terceira rodada do grupo A da Eurocopa, neste domingo (20/06). Com o resultado, os suíços deixaram a vaga nas oitavas de final do campeonato bem encaminhada.

Como precisava da vitória para avançar de fase, a Suíça foi para cima e abriu o placar logo aos cinco minutos com Seferovic, que tabelou com Zuber e acertou um chute cruzado no ângulo de Çakir. A equipe chegou ao segundo gol pouco tempo depois com Shaqiri.

Na segunda etapa, porém, a Turquia descontou aos 16 minutos com Kavehci. O volante acertou um chute de fora da área, sem chances para Sommer.

Os turcos foram com tudo em busca do empate, mas levaram outro gol de Shaqiri.

Situação do campeonato

A Suíça terminou na terceira posição da chave com quatro pontos ganhos (saldo de menos um), empatada com o País de Gales, mas atrás no saldo de gols. A Itália ficou na liderança, com nove.

Os suíços aguardam os resultados das outras cinco chaves para tentarem terminar entre os quatro melhores terceiros colocados da fase de grupos para avançarem.

A Turquia, que tem sete gols negativos de saldo, disse adeus à competição após três derrotas em três partidas.

O cara: Shaqiri

O atacante do Liverpool foi decisivo para a vitória suíça. Ele balançou as redes aos 25 minutos do primeiro tempo com um lindo chute de cobertura no ângulo de Çakir. Aos 22 da etapa final, Xhaka encaixou um contra-ataque na esquerda para Zuber, que passou a bola para Shaqiri, dentro da área, finalizar com categoria.

FICHA TÉCNICA

Suíça 3 x 1 Turquia

GOLS: SUI: Shaqiri (dois) e Seferovic; TUR: Kahveci

SUÍÇA: Sommer, Elvedi, Akanji, Ricardo Rodríguez, Widmer (Mbabu), Freuler, Xhaka, Zuber (Benito), Shaqiri (Vargas), Embolo (Mehmedi) e Seferovic (Gavranovic). TÉCNICO: Vladimir Petkovic.

TURQUIA: Cakir, Celik, Demiral, Söyüncü, Müldür, Ayhan (Yokuslu), Yokuslu, Kahveci (Kökcü), Tufan (Yazici), Yazici, Ünder (Karaman), Calhanoglu e Yilmaz. TÉCNICO: Senol Günes.