<
>

Eurocopa: Suíça tenta quebrar tabu de quase 30 anos e repetir feito que só 2 seleções conseguiram contra Itália de Mancini

play
Jogo de abertura da Eurocopa tem pedido de casamento inusitado e muita vibração nas arquibancadas (0:24)

A vitória da Itália sobre a Turquia não foi o assunto mais interessante para esse casal (0:24)

Nesta quarta-feira (16) tem início a segunda rodada da fase de grupos da Eurocopa 2020 e, no grupo A, Itália e Suíça medem forças no Estádio Olímpico de Roma. Enquanto os italianos tiveram uma estreia com o pé direito, vencendo a Turquia por 3 a 0, também na capital italiana, os suíços não saíram de um empate em 1 a 1 com País de Gales e seguem em busca da primeira vitória.

Levando em consideração o histórico do confronto, a Suíça terá uma tarefa bastante complicada contra a Azzurra. Isso porque desde maio de 1993, ou seja há 28 anos, os suíços não sabem o que é conquistar uma vitória sobre a Itália.

Na última oportunidade, o jogo foi válido pelas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos, e a Suíça venceu em casa por 1 a 0. Desde então, os dois times se enfrentaram outras oito vezes - em amistosos e jogos oficiais - e os suíços não venceram nenhuma, com a Itália ganhando quatro e ainda quatro empates.

Além disso, nos últimos três jogos, todos eles amistosos, foram três empates consecutivos, em 2006, 2009 e 2010, respectivamente.

Este também será o primeiro encontro entre os dois países numa fase final da Euro. Nas eliminatórias da competição, a Suíça não venceu nenhuma vez e tem três derrotas e três empates.

A Itália, por sua vez, vive um dos seus melhores momentos e vem de uma série invicta de 28 jogos consecutivos, sendo que venceu as últimas nove partidas. A última derrota foi em setembro de 2018, quando perdeu para Portugal pela Uefa Nations League.

Além da seleção portuguesa, a única equipe que também conseguiu vencer a Itália do técnico Roberto Mancini, no cargo desde maio de 2018, foi a França, que venceu amistoso por 3 a 1, em junho de 2018.

Já a Suíça, vem de uma sequência de oito jogos sem derrota, sendo seis vitórias e dois empates, mas com o tropeço na estreia da Euro 2020, a equipe precisa da vitória se quiser aumentar as suas chances de classificação para o mata-mata, algo que só aconteceu uma vez (2016) nas cinco participações que o país tem até aqui na competição.