<
>

Série B: Vasco vira sobre o Brasil-RS com dois gols em três minutos, quebra jejum e pega 'elevador'

Tinha tudo para ser mais uma noite ruim de Série B, mas o Vasco tirou da cartola uma vitória improvável sobre o Brasil neste sábado (12). Em Pelotas, o Cruzmaltino saiu atrás com gol contra de Ernando, mas contou com a estrela de dois heróis saídos do banco de reservas para vencer por 2 a 1, quebrar o jejum e sair da zona de rebaixamento.

Ernando, logo aos dez minutos, concluiu uma jogada que começou com erro de Galarza e colocou o time gaúcho em vantagem, com gol contra. O lance pressionou o time vascaíno, que praticamente não levou perigo à defesa adversária.

Tudo mudou nos momentos finais no Estádio Bento Freitas. Aos 34, Daniel Amorim aproveitou sobra dentro da área e, com um toque, empatou para o Vasco. Três giros do relógio depois, em mais um lance de bola alta, Morato apareceu livre na segunda trave para definir.

A partida ainda acabou em confusão entre integrantes da comissão técnica do Vasco e o treinador do Brasil, Cláudio Tencati, que trocaram empurrões e iniciaram um tumulto só apartado pela Polícia Militar. Segundo jogadores do time gaúcho, a confusão foi originada por provocações de Marcelo Cabo.

Situação do campeonato

O resultado em Pelotas faz o Vasco subir nove posições e pular para o meio da tabela, agora com quatro pontos, mesma soma de Botafogo, Goiás, Guarani e Remo.

Já o Brasil, que também chegaria ao décimo lugar se tivesse vencido, agora vai se contentar com um lugar na zona de rebaixamento. Tem duas derrotas em três jogos, ainda não venceu e pode até cair para penúltimo se o Cruzeiro vencer o Goiás o Mineirão.

Foi bem: Marcelo Cabo

Muito da improvável virada do Vasco tem o dedo do técnico, já que os dois autores dos gols saíram do banco e marcaram em praticamente seus primeiros toques na bola. A aposta no jogo aéreo, primeiro com Amorim e depois com Morato, fez toda a diferença no Rio Grande do Sul.

Foi mal: Galarza

A categoria aqui poderia muito bem ter outros nomes em mais uma atuação inconsistente do Vasco na temporada. Ernando fez o gol contra, Germán Cano mal participou do jogo e Ricardo Graça acumulou erros, mas coube ao volante Galarza "entregar o ouro" em uma partida de erro zero.

Próximos jogos

A próxima rodada da Série B acontece no meio ed semana. O Brasil visita o Confiança, terça-feira (15), às 21h30, no Batistão, enquanto o Vasco recebe o Avaí na quarta (16), às 19h, em São Januário.

Ficha Técnica

Brasil de Pelotas 1 x 2 Vasco

Gols: Ernando (contra) (BRA); Daniel Amorim e Morato (VAS)

BRASIL DE PELOTAS: Matheus Nogueira; Vidal, Leandro Camilo, Ícaro e Artur; Bruno Matías (Héverton), Rômulo e Gabriel Terra (Pierini); Luiz Fernando (Fabrício), Ramon (Cristian) e Welinton (Matheuzinho) Técnico: Cláudio Tencati.

VASCO: Vanderlei; Léo Matos, Ernando, Ricardo Graça e Michel (Riquelme); Romulo, Galarza (Juninho) e Marquinhos Gabriel; Léo Jabá (Daniel Amorim), Cano (Andrey) e Gabriel Pec (Morato) Técnico: Marcelo Cabo.