<
>

Palmeiras x Corinthians: Abel Ferreira x Sylvinho já foi duelo de Champions League

O clássico deste sábado entre Palmeiras e Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, não será a primeira vez em que Abel Ferreira e Sylvinho serão adversários. Os dois já tiveram um confronto direto ainda quando eram jogadores, em 2008. Na ocasião, o time do atual técnico corintiano, o Barcelona, levou a melhor sobre o Sporting de Abel por 3 a 1, em partida válida pela Champions League 2008/09.

Há 13 anos, as duas equipes se enfrentaram no Camp Nou pela abertura da fase de grupos. Titular do time português, o lateral-direito Abel Ferreira tinha a responsabilidade de encarar um ataque formado por Messi, Eto'o e Henry. O Barcelona levou a melhor e ganhou com gols de Rafa Márquez, Eto'o e Xavi. Tonel descontou para a equipe portuguesa.

Sylvinho começou a partida no banco de reservas e só entrou no fim do segundo tempo na vaga do capitão Carles Puyol. O lateral-esquerdo, inclusive, atuou na mesma faixa do campo ocupada por Abel Ferreira. O lateral português atuou os 90 minutos. No returno, Sporting e Barcelona se enfrentaram em Lisboa, com vitória do time catalão por 5 a 2. Porém, Sylvinho e Abel não participaram desse jogo.

Barcelona e Sporting fizeram boa campanha na fase de grupos daquele torneio e avançaram à fase seguinte. O time catalão terminou a temporada como campeão após bater o Manchester United na final por 2 a 0, em Roma. Sylvinho até mesmo foi titular nessa partida. Já a equipe portuguesa acabou eliminada nas oitavas de final pelo Bayern de Munique após sofrer duas goleadas: 5 a 0 em Lisboa e 7 a 1 na Alemanha.

Poucos anos depois desse encontro no Camp Nou os dois laterais encerraram carreira. Em 2010, Sylvinho se despediu do futebol pelo Manchester City. No ano seguinte, foi a vez de Abel Ferreira se aposentar no Sporting após seguidas lesões. Na sequência, ambos iniciaram os estudos para se tornarem técnicos.

Vizinhos em Portugal

Uma outra curiosidade entre os técnicos de Corinthians e Palmeiras está na localização da residência. Ambos têm casa no norte de Portugal. A família de Abel mora em Penafiel, cidade natal do treinador. Já Sylvinho mora a cerca de 40 km de distância, no Porto, a segunda maior cidade do país. O ex-lateral do Corinthians escolheu a região por influência do ex-meia Deco, com quem conviveu durante anos no Barcelona.