<
>

Copa do Brasil: Com retornos importantes após surto de COVID-19, Grêmio fica no 0 a 0 com o Brasiliense e confirma vaga nas oitavas

O Grêmio é mais um gigante garantido nas oitavas de final da Copa do Brasil 2021. Nesta quinta-feira (10), na Boca do Jacaré, em Brasília, o Tricolor empatou em 0 a 0 com o Brasiliense, pelo jogo decisivo da terceira fase da competição, e confirmou a classificação.

Com o resultado, o Tricolor chegou ao seu terceiro jogo consecutivo sem derrota na temporada e não sabe o que é perder desde o dia 30 de maio, na estreia do Campeonato Brasileiro, contra o Ceará.

Os donos da casa, que disputam a quarta divisão do futebol nacional, por sua vez, somaram o seu terceiro jogo consecutivo sem vitória na temporada, depois de terem conquistado uma invencibilidade de 18 partidas antes desta sequência ruim.

A partida marcou o retorno de nomes importantes do elenco do Grêmio após o recente surto de COVID-19 no clube. Além do técnico Tiago Nunes, o lateral Rafinha e os atacantes Ferreira e Diego Souza também voltaram a ser relacionados e ficaram como opção no banco.

O dia também foi especial para o zagueiro Walter Kannemann, que chegou à marca de 200 jogos com a camisa do Imortal.

O Brasiliense, por sua vez, não conseguiu dar fim a um longo tabu. Desde 2002 o clube do DF não sabe o que é passar de fase na Copa do Brasil depois de perder no jogo de ida.

Grêmio nas oitavas

Como havia vencido o jogo de ida, em Porto Alegre, por 2 a 0, o clube gaúcho confirmou vaga para as oitavas de final da Copa do Brasil, eliminando o Brasiliense e ainda garantindo uma premiação de R$ 2,7 milhões pela classificação.

Vale lembrar que o Tricolor só entrou na terceira fase da competição por ter sido um dos clubes classificados para a atual edição da Conmebol Libertadores, apesar de já ter sido eliminado da disputa e ter ficado com vaga na Copa Sul-Americana. O adversário nas oitavas será conhecido após novo sorteio, envolvendo os 16 clubes classificados.

E apesar de eliminado, o Brasiliense terminou a competição com a sua melhor campanha dos últimos 14 anos, já que desde 2007, quando chegou à semifinal pela segunda vez em sua história, o clube não chegava tão longe na Copa do Brasil.

O cara

De volta após se recuperar da COVID-19, o atacante Ferreirinha só entrou no segundo tempo, no lugar de Léo Chú, e deu mais dinamismo ao Grêmio, após um primeiro tempo bastante sonolento. O camisa 11 ainda acertou uma bola na trave.

Foi mal

O meio-campista Zotti, do Brasiliense, não foi nada bem no confronto. Aos 30 minutos, o jogador levou cartão amarelo por reclamação e, no lance seguinte, foi expulso após acertar uma cotovelada em Luiz Fernando, do Grêmio.

Próximos jogos

O Grêmio agora vira a chave e volta o seu foco para a disputa do Campeonato Brasileiro. No domingo (13), o Imortal recebe o Athletico-PR na Arena, em Porto Alegre, pela terceira rodada da competição.

Já o Brasiliense, volta a campo pela Série D no mesmo dia e, fora de casa, encara o Porto Velho pela segunda rodada do grupo 5 da competição.

Ficha técnica

Brasiliense 0 x 0 Grêmio

GOLS: Grêmio:

BRASILIENSE: Edmar Sucuri; Diogo, Badhuga, Keynan e Peu; Sandy, Lídio (Tobinha) e Jenner Zottele; Peninha (Carlos Eduardo), Luquinhas (Didira) e Zé Eduardo (Victor Rangel). Técnico: Vilson Taddei.

GRÊMIO: Paulo Victor; Vanderson, Geromel, Kanneman e Bruno Cortez; Lucas Silva (Maicon), Jean Pyerre (Luiz Fernando) e Thiago Santos; Jhonata Robert (Victor Bobsin), Léo Chú (Ferreira) e Ricardinho (Diego Souza). Técnico: Tiago Nunes.