<
>

Português: Sporting faz o dever de casa, vence o Boavista, quebra longo jejum e confirma título antecipado

E pode soltar o grito de campeão! Nesta terça-feira (11), jogando no Estádio José Alvalade, em Lisboa, o Sporting venceu o Boavista por 1 a 0 e confirmou o título antecipado do Campeonato Português, a duas rodadas do fim, já que foi a 82 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Porto, com 74. O clube lisboeta também deu fim a um longo jejum na competição, que já durava desde a temporada 2001/02, ou seja, 19 anos.

Este foi o 19º título português do Sporting, que ainda está muito atrás dos rivais Benfica e Porto, que têm 37 e 29 conquistas, respectivamente. O técnico Rúben Amorim, por sua vez, levantou sua segunda taça no clube lisboeta, após a Taça da Liga da atual temporada.

Os Leões, que ainda são o único clube que não perdeu na atual temporada da competição, também podem terminar a disputa de forma invicta. Basta não perder os dois últimos jogos.

E apesar de não ter marcado neste jogo, o atacante Pedro Gonçalves ainda briga pela artilharia. Com os mesmos 18 gols de Seferovic, do Benfica, o jogador leonino pode terminar a temporada como maior goleador.

Já a situação do Boavista ficou ainda mais complicada. Sem vencer há cinco jogos, o clube do norte de Portugal segue em 16º na tabela, com 30 pontos, e por enquanto vai tendo que disputar o play-off contra o rebaixamento, em duelo disputado contra o 3º colocado da segunda divisão portuguesa.

Na próxima rodada, a penúltima da Liga NOS, o Sporting tem clássico contra o arquirrival, Benfica, no Estádio da Luz, no sábado (15). Já o Boavista, no mesmo dia, joga em casa e recebe o Portimonense.

Agora, nas duas últimas rodadas, já com o campeão definido, a disputa principal será entre Porto e Benfica, que brigam pela última vaga direta para a próxima Champions League. Por enquanto, os Dragões levam vantagem e estão na vice-liderança, quatro pontos na frente dos Encarnados.

Sporting domina e abre placar ainda no 1º tempo

Logo aos 4 minutos do 1º tempo, o Sporting já teve a sua primeira boa chance no Alvalade. O zagueiro Coates roubou bola no meio-campo, Nuno Santos ficou com ela e arriscou chute de fora da área que bateu na trave. No rebote, o meia João Mário ainda teve mais uma chance, mas errou a finalização.

10 minutos depois, os Leões voltaram a levar perigo à meta do clube da cidade do Porto. Nuno Mendes cruzou rasteiro na área para Pedro Gonçalves, que não chegou na bola, que sobrou para João Mário, que mesmo com o gol aberto finalizou e errou o alvo.

Ainda no primeiro tempo, aos 15 minutos, os mandantes tiveram uma péssima notícia. O lateral Pedro Porro se machucou e sem mais condições de ficar em campo. No seu lugar, entrou João Pereira.

Bombardeada pelo ataque do Sporting na primeira etapa, a meta do Boavista quase foi vazada aos 24 minutos. Em chegada pela esquerda, Nuno Mendes finalizou e a bola mais uma vez triscou a trave.

No lado do Boavista, o primeiro lance de maior perigo só saiu aos 34 minutos. Show arriscou de fora da área, mas a bola subiu muito e saiu por cima da meta defendida por Adán.

E foi questão de tempo para o Sporting abrir o placar em casa. Aos 36 minutos, João Mário fez grande jogada pelo meio, tocou na esquerda para Nuno Santos, que cruzou rasteiro na área e Paulinho só empurrou para o fundo das redes. 1 a 0 no Alvalade.

Aos 39, o Boavista quase aprontou e deixou tudo igual. Nuno Santos ficou cara a cara com o gol, chutou, mas Adán fez grande defesa, no contrapé.

No segundo tempo, o Sporting também manteve a pressão sobre os visitantes, mas não conseguiu ampliar o placar. Porém, nos minutos finais, os lisboetas tiveram duas boas chances. A primeira delas aos 32 minutos, após boa finalização que bateu na trave, pela direita, e por pouco não entrou.

Depois, o zagueiro francês Rami quase marcou contra, no minuto seguinte, mas o goleiro brasileiro Léo Jardim fez a defesa e salvou. Fim de jogo. Sporting 1 a 0 e título assegurado em Portugal.

Ficha técnica

Sporting 1 x 0 Boavista

GOL: Sporting: Paulinho

SPORTING: Adán; Gonçalo Inácio, Sebastián Coates e Feddal; Pedro Porro (João Pereira), João Mário (Daniel Bragança), Palhinha e Nuno Mendes (Matheus Reis); Pedro Gonçalves (Jovane Cabral), Nuno Santos (Matheus Nunes) e Paulinho. Técnico: Rúben Amorim

BOAVISTA: Léo Jardim; Cannon (Nathan), Castro (Ricardo Mangas), Rami, Porozo e Hamache (Nije); Show, Sebastián Pérez (Tiago Morais) e Nuno Santos; Elis e Angel Gomes. Técnico: Jesulado Ferreira

Estatísticas

- O Sporting não era campeão português há 19 anos

- O último título foi conquistado na temporada 2001/02

- O clube lisboeta ainda não perdeu no campeonato e pode ser campeão invicto

- O Sporting somou sua quarta vitória consecutiva

- A última derrota na temporada foi no dia 11 de janeiro, para o Marítimo, na Taça de Portugal

- Paulinho marcou seu gol pelo Sporting na temporada

- Desde então, são 20 jogos consecutivos sem derrota

- O Boavista não vence há 5 jogos consecutivos

- A última vitória foi no dia 16 de abril

- O Boavista não vence o Sporting no Alvalade desde a temporada 1992/93


Classificação

- Sporting: 1º lugar, com 82 pontos
- Boavista: 16º lugar, com 30 pontos


Próximos jogos

As equipes voltam a campo nos próximos dias, pelo Português.

  • Sábado, 15/05, 14h*, Benfica x Sporting

  • Sábado, 15/05, 11h30*, Boavista x Portimonense

*horário de Brasília