<
>

Benfica vira em três minutos, vence Nacional e segue na cola do Porto por vaga na fase de grupos da Champions

O Benfica venceu, de virada, o Nacional por 3 a 1, no Estádio da Madeira, em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Português. O time da Ilha da Madeira saiu na frente com Pedrão. Em três minutos, os comandados de Jorge Jesus empataram com gol contra do próprio zagueiro ex-Palmeiras e viraram com Gonçalo Ramos, que ainda marcou o terceiro. Com o resultado, os Encarnados chegaram aos 70 pontos e seguem na cola do Porto pelo segundo lugar da competição, que garante uma vaga direta na fase de grupos da Champions League.

O time comandado por Jorge Jesus teve dificuldades na primeira etapa e não conseguiu furar a forte marcação do time da Ilha da Madeira. Logo aos oito minutos, o Nacional chegou com perigo. Brayan Riascos chutou forte e obrigou Helton Leite a fazer grande defesa. No lance seguinte, após cobrança de escanteio, o colombiano tentou cabecear, Helton Leite defendeu, mas deu rebote. Pedrão, zagueiro brasileiro emprestado pelo Palmeiras, aproveitou e empurrou de joelho para o fundo da rede.

O time da Ilha da Madeira teve a chance de ampliar ainda na primeira etapa com Éber Bessa, ex-Botafogo, aos 32 minutos, mas o goleiro do Benfica, mais uma vez, defendeu.

Aos cinco minutos do segundo tempo, Lucas Veríssimo fez falta em Pedro Mendes e o lance seguiu. O lateral esquerdo Nuno Tavares acertou um bonito chute rasteiro de fora da área e empatou a partida, mas o gol foi revisado e anulado pelo árbitro.

O Benfica então dominou boa parte da posse de bola, mas pouco agredia a defesa do Nacional. Até que aos 32 minutos, Everton 'Cebolinha' conseguiu quebrar a marcação e após linda jogada, tocou para Seferović. O camisa 14 chutou, a bola desviou em Pedrão e entrou.

Três minutos depois, o Benfica virou a partida. Darwin Núñez cruzou rasteiro para Gonçalo Ramos, que tinha acabado de entrar, marcar o segundo dos Encarnados. O terceiro gol veio em um lance igual ao segundo para mais uma vez, o camisa 88 mandar para o fundo do gol.

Com a vitória, os comandados de Jorge Jesus chegam aos 70 pontos e encostam no Porto, segundo colocado, com 74 pontos. Apenas o campeão e o vice garantem vaga direta na fase de grupos da Champions League. Já o time da Ilha da Madeira continua na lanterna e está praticamente rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Português.

Vale lembrar que o Sporting pode ser campeão com duas rodadas de antecedência, nesta terça-feira, às 16h30 (horário de Brasília), caso vença o Boavista.

O Benfica tem pela frente o próprio Sporting, em casa, no sábado (15) e encerra a competição contra o Vitória de Guimarães na quarta-feira (19). Já o Nacional visita o Famalicão no domingo (16) e depois recebe o Rio Ave também na quarta.