<
>

Manchester United e Villarreal decidirão a Europa League; veja tudo o que já se sabe sobre a final

A final da Europa League está definida. Nesta quinta-feira (6), Manchester United e Villarreal confirmaram suas vantagens construídas na primeira partida contra Roma e Arsenal, respectivamente, e garantiram seus lugares na decisão.

A final da atual edição ocorrerá no dia 26 de maio, na Arena Gdansk, na Polônia. A partida será disputada a partir das 16h (de Brasília) e terá transmissão ao vivo e exclusiva do FOX Sports, com acompanhamento em tempo real do ESPN.com.br.

Esta será a quinta vez na história do torneio em que ingleses e espanhóis duelarão pela taça. Nas outras quatro ocasiões, foram três vitórias para times ibéricos e uma para um britânico, exatamente na primeira, quando o Liverpool derrotou o Alavés em 2001.

Na sequência, o Sevilla venceu duas, contra o Middlesbrough, em 2006, e os Reds, em 2016, e o Atlético de Madrid venceu a outra, contra o Fulham, em 2010.

Para os dois clubes, a final da Europa League é algo um tanto novo. O Manchester United, que conquistou o torneio em 2017, estará no palco pela segunda vez, enquanto o Villarreal estreará em finais internacionais.

O Submarino Amarelo chegou a conquistar a Copa Intertoto em duas ocasiões (2003 e 2004), mas a competição foi extinta pela Uefa. Os Red Devils, por sua vez, possuem uma história mais ampla na Europa. O time conquistou três Champions League (1968, 1999 e 2008), uma Recopa Europeia (1991) e uma Supercopa da Uefa (1991).

Nas últimas semanas, a organização já confirmou que a decisão da Europa League contará com público em Gdansk, na Polônia. Será permitido que 25% da capacidade do estádio seja comercializada, o que equivale, no local, a 9500 espectadores.