<
>

Manchester City e Chelsea farão a oitava final de Champions League entre clubes do mesmo país; relembre todas

play
City x Chelsea: quem é favorito ao título da Champions League? Leonardo Bertozzi opina (1:01)

Ingleses farão a grande final da competição nesta temporada (1:01)

Chelsea e Manchester City confirmaram as vantagens construídas nas primeiras partidas contra Real Madrid e Paris Saint-Germain, respectivamente, e garantiram uma final inglesa na Champions League.

Esta será a oitava vez na história que dois times do mesmo país irão se enfrentar na decisão do torneio, sendo a terceira entre times da Inglaterra. Nas outras duas, o Manchester United saiu campeão contra o próprio Chelsea, em 2008, e o Liverpool derrotou o Tottenham, em 2019.

A primeira final entre clubes do mesmo país ocorreu na temporada 1999/2000, quando o Real Madrid derrotou o Valencia por 3 a 0, no Stade de France.

Os merengues ainda venceriam duas outras finais contra rivais da Espanha. Aliás, contra o mesmo rival, o Atlético de Madrid. Em 2014, no estádio da Luz, em Lisboa, vitória por 4 a 1 na prorrogação. Em 2016, no San Siro, em Milão, empate em 1 a 1 e título nos pênaltis.

As outras duas finais ocorreram entre italianos e depois alemães, e ambas em estádios ingleses. Em 2003, no Old Trafford, em Manchester, Milan e Juventus empataram sem gols e o time rossonero sorriu no fim, com vitória nos pênaltis.

Dez anos depois, em 2013, Wembley recebeu Bayern de Munique e Borussia Dortmund. Os bávaros conquistaram a taça com vitória por 2 a 1, graças a gol nos minutos finais de Arjen Robben.

O duelo entre City e Chelsea ocorrerá no dia 29 de maio, às 16h (de Brasília), no estádio Olímpico de Ataturk, em Istambul, na Turquia. O palco receberia a decisão de 2020 do torneio, mas a pandemia fez com que o local fosse substituído.