<
>

Igual à Inter de Milão e polêmico! Veja 5 clubes que também mudaram nome e escudo no Brasil e na Europa. Você é a favor?

play
'Eu sou': Internazionale apresenta novo escudo (1:16)

A ideia foi usar as iniciais do nome do clube, Internazionale e Milão, fazendo a expressão IM, que em inglês significa 'Eu Sou'. (1:16)

A Inter de Milão anunciou nesta terça-feira (30) sua nova logo que será utilizada a partir da temporada 2021/22. Redonda e minimalista, o novo símbolo do clube italiano remete às novas gerações, algo explícito no próprio comunicado neroazzuri.

Porém, não foi apenas a Inter quem tomou essa decisão recentemente. Nos últimos anos, equipes espalhadas pelo mundo fizeram algumas trocas, até mesmo com alterações no nome, a fim de se modernizarem.

O caso mais emblemático no futebol brasileiro foi do Athletico-PR. O clube colocou de volta a letra h no nome e também fez uma mudança bastante radical no escudo. Em 2018, Mario Celso Petraglia, presidente do Furacão, explicou a mudança, que remetia ao passado da instituição.

"Dentro da nossa nova identidade, a nossa proposta também é resgatar o passado. Começamos com Club Athletico. Temos também que assumir que o Atlético é o Atlético-MG. Queremos resgatar o nosso nome de registro. Na nossa caminhada mudamos, mas não há nenhum registro dessa mudança".

play
0:57

Borré escuta conselho de Gallardo, pensa na Europa e recua em acerto com o Grêmio; veja as últimas informações

Gustavo Yarroch, jornalista da ESPN Argentina, trouxe as novidades no programa ESPN F90; destino do colombiano ainda é incerto

Nos últimos anos, muitos clubes do futebol brasileiro adotaram escudos mais arredondados e com fontes minimalistas assim como a Inter de Milão para conversarem mais com o público jovem. No ano passado, o Atlético-GO seguiu pelo mesmo caminho do rival paranaense e fez alterações drásticas no símbolo.

O Red Bull Bragantino, por conta da compra da empresa austríaca do clube de Bragança Paulista, precisou trocar de símbolo graças a aquisição. Agora, ao invés de ter a logo semelhante com a do Santos, o clube conta com um escudo colorido, mas com o nome do Bragantino estampado.

Outro clube italiano que apostou na troca da identidade visual foi a Juventus. Ao contrário do escudo tradicional, a Vecchia Signora apostou também na ideia minimalista, mas enfrentou forte resistência por parte dos torcedores no início. Há também vezes nas quais a ideia não é bem vista pela torcida, enfrenta resistência e é descartada pela diretoria. Foi o que aconteceu com o Leeds United, em 2019.

Na oportunidade, o clube quis fazer uma homenagem aos 100 anos da instituição e dar um 'presente' aos torcedores com a nova logo, que tinha como mote a frase: "Celebrando os fãs no coração de nossa identidade". A reação dos apaixonados pelo Leeds foi a pior possível. Com uma enxurrada de críticas nas redes sociais, os torcedores exigiram uma mudança.

Por meio de um abaixo-assinado, os torcedores emitiam o seguinte comunicado: "Em 24 de janeiro de 2018, o Leeds United anunciou um novo escudo. O design é terrível. Dez mil pessoas foram consultadas. Essa petição é para PARAR o clube de usar esse design. Ele faz piada do Leeds United e da história do clube. Está afastando os torcedores e precisa ir". A diretoria atendeu ao pedido dos torcedores e reconsiderou o uso do novo escudo.