<
>

Inter de Milão rompe com patrocinador após 25 anos; veja outras parcerias históricas

Uma das parcerias mais longevas da Europa deixará de existir na próxima temporada. Diretor executivo da Pirelli, Marco Tronchetti Provera anunciou que a marca deixará de ser a patrocinadora master da Inter de Milão.

Desde a temporada 1995-96 no espaço principal do clube nerazurri, a empresa de pneus esteve presente, ao longo de 25 anos, de grandes conquistas da Inter.

Mas, essa não é a única parceria que, depois de anos vitoriosos, rompeu com um gigante europeu. O ESPN.com.br separou outros grandes acordos históricos entre equipes de futebol e multinacionais.

Liverpool e Carlsberg

A parceria, que dura até hoje, é a mais longeva do futebol inglês. O conglomerado de cervejarias esteve presente nas principais conquistas dos Reds ao longo dos últimos anos, como a Uefa Champions League e a Premier League, na temporada 2019-20 e que veio depois de 30 anos.

Manchester United e Sharp

Em 1982, os Red Evils fecharam o primeiro patrocínio da história do clube. Foi com a marca japonesa fabricante de TV's. A parceria durou até a temporada 1999-00 e esteve presente em grandes títulos da 'era Ferguson', como a Premier League, a Champions e o Mundial de Clubes em cima do Palmeiras.

Ajax e ABN Amro

Talvez, uma das camisas mais lembradas da história do Ajax. O banco foi parceiro do clube holandês durante 19 anos. Em todo esse tempo, a marca esteve presente no título da antiga Copa da Uefa, em 1991-92, Champions League, do Mundial de Clubes da temporada 1994-95 e de cinco Campeonatos Holandês.

Arsenal e O2

Ao todo, dez temporadas. Em quatro, a companhia especializada em telecomunicações esteve presente na camisa de jogo dos Gunners. Quem não se lembra de Henry vestindo a camisa e do título invicto da Premier League na temporada 2003-04?

Boca Juniors e Quilmes

Entre 1995 e 2000, a marca de cerveja argentina esteve presente na camisa de jogo do Boca. Ao logo dos seis anos de parceria, dois Campeonatos Argentinos, uma Conmebol Libertadores, um Mundial de Clubes e Riquelme desfilando seu futebol com o lendário manto.

River Plate e Quilmes

Durante a mesma época, a marca de cerveja estampou o maior rival do Boca, o River Plate. Nesse tempo, também esteve presente em grandes conquistas dos Millonarios. Cinco campeonatos argentinos e uma Conmebol Libertadores, em 1996, no time que tinha Enzo Francescoli, Sorín, Ortega e Crespo.

Juventus e Ariston

Durante quase toda a década de 80, quando o clube conquistou a Champions, o Mundial e quatro Campeonato Italiano, a empresa de climatização estampou seu nome na camisa da Velha Senhora.

Parma e Parmalat

Uma das parcerias mais famosas e lembradas da história. A gigante do ramo de laticínios adquiriu o clube e logo estampou seu nome no principal espaço da camisa de jogo. No entanto, levou o Gialloblú do céu ao inferno.