<
>

Copa do Nordeste 2021 tem Vitória x Santa Cruz no FOX Sports; veja guia com TUDO o que você precisa saber

play
Vem aí a Copa do Nordeste! João Guilherme explica regulamento da competição (1:26)

Você acompanha tudo da Copa do Nordeste nos Canais ESPN e ESPN App (1:26)

Principal competição interestadual do Brasil, a Copa do Nordeste está de volta. E terá novamente os canais esportivos do Grupo Disney como casa.

A busca pela 'orelhuda' mais cobiçada do país começa neste sábado (27), com a partida entre Vitória e Santa Cruz, que terá transmissão ao vivo e exclusiva na tela do FOX Sports, a partir de 16h (horário de Brasília), com tempo real com vídeos no ESPN.com.br.

Estas equipes já se enfrentaram nove vezes pela competição nordestina, com cinco triunfos dos baianos e três dos pernambucanos, além de um empate. Este duelo, no entanto, não acontece desde 2010.

As camisas pesadas e números

Desde a temporada 2010 como uma competição fixa no calendário da Confederação Brasileira de Futebol, a Copa do Nordeste segue reconhecida um dos principais campeonatos do país.

E o domínio na sala de troféus é baiano, com sete conquistas: quatro do Vitória e três do Bahia. Quem também ostenta o status de tricampeão é o Sport, que faturou as taças em 1994, 2000 e 2014.

As outras equipes que já foram campeãs da Copa do Nordeste são Ceará (2015 e 2020), Campinense (2013), Fortaleza (2019), Santa Cruz (2016), América-RN (1998) e Sampaio Corrêa (2018).

O atual campeão é o Ceará de Guto Ferreira, que bateu o Bahia na decisão de 2020. O treinador, inclusive, tem a chance de fazer ainda mais história na competição.

Dono de duas taças, o técnico está empatado com Arturzinho como os únicos treinadores bicampeões da competição. Se conseguir levar o Vozão ao tricampeonato na Copa do Nordeste, o 'Gordiola' se isolará como comandante mais vitorioso da história.

play
1:36

Vem aí a Copa do Nordeste! Osvaldo Pascoal analisa equipes e grupos do torneio

Você acompanha tudo da Copa do Nordeste nos Canais ESPN e ESPN App

Caminho para o título

A edição 2021 da Copa do Nordeste contará com 16 times divididos em dois grupos. Os quatro melhores de cada chave avançam para o mata-mata, previsto para 17 ou 18 de abril, em data que ainda será confirmada pela CBF.

As fases quartas de final e semifinal serão disputadas em partida única. Já a grande final, que acontecerá nos dias 1º e 8 de maio, contarão com jogos de ida e volta.

Atuais campeões e vices da competição, Ceará e Bahia estão no Grupo A. O sorteio das chaves, que aconteceu no início de fevereiro, contou com quatro potes pré-definidos com base no Ranking Nacional de Clubes da CBF, vetando a inclusão dos dois melhores times em pontuação por casa estado no mesmo lado.

Veja abaixo os grupos

Grupo A

Bahia, Ceará, CRB, Santa Cruz, Confiança, Sampaio Corrêa, 4 de Julho e Treze

Grupo B

Sport, Vitória, CSA, Fortaleza, ABC, Botafogo-PB, Altos e Salgueiro