<
>

Corinthians: Roberto de Andrade abre o jogo sobre planejamento para 2021

play
Corinthians insistirá com Luan? Roberto de Andrade explica declaração sobre troca e lembra de Pato e Jadson (3:16)

Dirigente conversou com os canais Disney e avaliou a situação do meia (3:16)

Diretor de futebol do Corinthians nas históricas conquistas da Conmebol Libertadores e do Mundial de Clubes em 2012, Roberto de Andrade reassumiu a função com a eleição de Duílio Monteiro Alves para presidente. Logo de início, uma indigesta missão: reformular um time de 2020 decepcionante, mas sem ter muito tempo e tampouco dinheiro para isso.

Entre possíveis saídas, chegadas, renovações ou empréstimos, o dirigente falou com a ESPN Brasil e detalhou o que o torcedor alvinegro pode esperar para a próxima temporada.

Veja os melhores trechos da entrevista com Roberto de Andrade:

Reformulação para próxima temporada

“Na realidade, a gente vai se adaptando àquilo que tem, a gente já vem conversando com a comissão técnica desde 4 de janeiro, vai entendendo tudo que está acontecendo, os atletas e teremos que fazer todas as alterações que terão que ser feitas no decorrer do Campeonato Paulista. A gente sabe que sexta, dia 26, temos que entregar a lista com os inscritos, primeiramente vamos entregar a lista para o jogo de domingo e depois se tiver alteração vamos complementar essa lista. Algumas coisas estão definidas, óbvio, a base do time estará toda inscrita, aí você tem uma quantidade de jogador, que não é pouca, jogadores voltando de empréstimo, outros que já estavam aqui, com a subida da garotada... Então vamos ter que organizar tudo isso ao longo do Campeonato Paulista e espero que ainda no início do Estadual a gente tenha resolvido tudo isso.”

Os inscritos no Paulista

play
1:08

Roberto de Andrade responde sobre jogadores do Corinthians que ficarão fora de lista do Paulista

Diretor do time paulista conversou de forma exclusiva com Flávio Ortega, repórter dos canais ESPN

O fim da temporada 2020

“O sentimento nosso aqui, meu, do Duílio e do Alessandro não é diferente de nenhum atleta. Todos nós sabemos que poderíamos estar em uma posição bem melhor. Se você falar, pelo início do campeonato, vocês chegaram até que longe, mas eu acho que não dá pra avaliar por aí. É que o time começou a oscilar, e isso vamos procurar entender. Difícil achar o porquê dessa oscilação, lógico que ficamos incomodados, estamos acostumados a brigar por título, os atletas também, todo mundo fica chateado, não era o que esperávamos, estamos tristes como o torcedor está, mas a gente sabe que o futebol nem sempre as coisas se encaixam”.

“Vem aí um novo ciclo, oportunidade a gente tem de acertar o nosso time com a garotada, pode ser que um garoto se sobressaia. O Corinthians não é que não vai fazer contratações, é procurar deixar o time forte e, se tiver que trazer alguém, o que a gente não quer é trazer mais um. Isso não cabe mais no Corinthians, o ‘mais um’ a gente já está cheio aqui, de pessoas que são bons jogadores, mas vamos trazer a cereja do bolo que está faltando. Mas iniciando o Paulista como queremos, com garotos e revelações, não significa que vamos até o fim dessa forma, o Paulista te dá a oportunidade de corrigir o rumo do elenco de acordo com como se comporta dentro da competição.”

Renovações: Jemerson, Cazares e Otero

play
0:57

Roberto de Andrade detalha conversas pelas renovações de Jemerson, Cazares e Otero

Diretor do time paulista conversou de forma exclusiva com Flávio Ortega, repórter dos canais ESPN

Walter: de saída?

play
0:19

Walter está de saída do Corinthians? Roberto de Andrade explica negociação

Diretor do time paulista conversou de forma exclusiva com Flávio Ortega, repórter dos canais ESPN

Davó: de volta ao Guarani?

“Eles querem, não só o Guarani, mas outros clubes também, e a gente está aguardando o início do Paulista para a gente definir. Para onde vai, tem outros clubes que querem, fica dependendo do atleta e staff, e temos que tentar fazer o melhor para o clube e para o atleta.”

Mateus Vital nos EUA?

“Não, não andou nada. Não tem mais nada

Ederson, Camacho e Everaldo podem sair

“Por enquanto, só existe interesse de alguns clubes, mas nós não definidos ainda. Quem está fazendo a lista do Paulista é a comissão técnica, e estamos aguardando pra ver o que vai ser definido para depois poder fazer aquilo que for melhor para o atleta e para o clube. Se é emprestar, se é tentar vender em definitivo, enfim, aí a gente vai tentar resolver”

Jonathan Cafu

play
0:46

'Não tenho muita explicação para dar', diz diretor do Corinthians sobre Jonathan Cafu

Diretor do time paulista conversou de forma exclusiva com Flávio Ortega, repórter dos canais ESPN

Emprestados terão chances no retorno?

“Todos os atletas que estão emprestados voltarão ao clube. Todos que o contrato acaba depois do Brasileiro. E as situações novas nós vamos tratar na próxima semana, o treinador vai ver se conta com um, dois ou todos, e aqueles que não forem ficar é o mesmo procedimento de ver se reempresta para o mesmo clube, vende... Mas a princípio todos retornam ao clube.”

Algum jogador tem proposta ou sondagem?

“Não, nesse momento nenhuma. Sondagem tem bastante, principalmente com esses comentários que fulano não vai ficar, ciclano vai ser emprestado, aí você recebe telefonemas de clubes espalhados pelo Brasil todo querendo que o Corinthians empreste. Aí você tem a parte comercial, alguns clubes não podem pagar nada, outros uma parte e temos que tratar da melhor forma para o clube. Tem clubes da Série A e clubes da Série B, o que é melhor jogar na Série A sem receber nada ou na Série B com parte do salário? Por isso tem que fazer o pacote todo pra ser o melhor para o clube.”

Carências no elenco

“Eu acho que é no ataque, né. Onde a gente tem um pouco mais de dificuldade que é fazer gol. Jogador que nos ajude a pôr a bola pra dentro, é o que precisa. Futebol é gol. Nós temos uma zaga acima da média, carência nenhuma na zaga. Enxergo isso no ataque, ou um garoto que está subindo vai nos ajudar ou teremos que ir no mercado. O início do Paulista vai nos mostrar e vamos corrigir se for necessário.”

Possíveis reforços

play
1:01

Willian Bigode e Nikão no Corinthians? Roberto de Andrade responde

'Precisamos resolver nosso problema interno'; explicou o dirigente

Mancini

"Pela abertura que ele nos dá, a forma aberta que ele conduz as coisas... Todo treinador pede contratação. A cada cinco palavras, quatro é contratação e, com ele, não é assim. Ele entende o lado do clube, todas as necessidades, nós estamos vendo juntos. Ele não está vendo um jogo e eu outro, e às vezes a gente vai sentir isso no decorrer do Campeonato Paulista. Mas eu só tenho elogios para o trabalho dele. Nessa parte, ele está sendo fora de série por entender a situação do clube e eu acho que isso vai nos ajudar a obter sucesso.”