<
>

Quem será campeão? Cinco motivos para acreditar no Flamengo e cinco no Inter

play
Valendo título do Brasileirão: veja a simulação no videogame de São Paulo x Flamengo (4:27)

Partida 'na vida real' pode sacramentar o título dos cariocas com uma vitória (4:27)

Flamengo e Inter enfrentam São Paulo e Corinthians, respectivamente, nesta quinta-feira, às 21h30, pela última rodada do Brasileirão. O time de Rogério Ceni está na ponta e precisa de uma vitória para ser campeão. Por outro lado, os comandados de Abel dependem de uma vitória e um tropeço carioca se desejam o título. E o ESPN.com.br lista cinco motivos para cada torcedor acreditar na sua equipe.

Pelo lado do Flamengo, que está em primeiro lugar da tabela e depende apenas de si, a fase é melhor. Assumiu a liderança no momento certo e garante o caneco com os três pontos.

Bom momento

São seis jogos sem saber o que é derrota. Neste período, venceu cinco vezes e empatou apenas com o Red Bull Bragantino.

O time vem motivado para o bicampeonato seguido, principalmente após a prelação de Ceni antes do jogo contra o Inter, quando o treinador questionou se os atletas queriam ser lembrados como campeões de um ano ou vencedores de uma era. A resposta foi unânime em fazer história a cada temporada.

Força máxima

Com exceção de Diego Alves e Willian Arão, o Flamengo terá o que tem de melhor em campo. Havia preocupação com a situação de Rodrigo Caio, que deixou o campo com dor no tornozelo. Mas o próprio defensor garantiu presença em entrevista coletiva. Gabigol, que passou os últimos jogos pendurado, conseguiu não levar cartão e está garantido no jogo do Morumbi.

Jejum do Inter contra o Corinthians

O Flamengo pode ser campeão até sem vencer. Para isso, basta o Inter não bater o Corinthians. E o retrospecto recente dos gaúchos contra os paulistas não é animador. São quatro jogos sem vencer o adversário. Além disso, nos últimos 10 confrontos, o Inter só conseguiu duas vitórias diante do Corinthians.

Fase péssima do São Paulo

Dependendo apenas de si para ser campeão, o Flamengo encara um adversário fragilizado. Líder por 16 rodadas, o São Paulo caiu drasticamente e saiu da briga pelo título. Na última segunda-feira, foi derrotado pelo Botafogo, que não vencia há 10 jogos.

Melhor visitante

O Flamengo tem um desempenho muito bom quando atua longe do Rio de Janeiro. A equipe é a melhor visitante da competição, com 10 vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Um aproveitamento de 62,9%.

Bons motivos Inter

Boa campanha em casa

Se o Flamengo é bom como visitante, o Inter tem desempenho de campeão no Beira-Rio. Segundo melhor mandante, atrás apenas do Atlético-MG, a equipe de Abel Braga tem 12 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas na competição. Um aproveitamento de 70% em casa.

Jejum Flamengo no Morumbi

Para ser campeão, o Inter precisa vencer e contar que o rival carioca tropece fora de casa. E o desempenho rubro-negro quando visita o São Paulo é péssimo. Não vence desde 2011. De lá para cá, são nove partidas longe de casa sem vencer o Tricolor.

Contando apenas jogos da era dos pontos corridos, o Flamengo venceu apenas duas vezes como visitante. Além de 2011, o time carioca bateu o São Paulo no Brasileirão de 2003. Perdeu em 2005, 2006, 2008, 2010, 2012, 2013, 2015 e 2017. Os empates vieram em 2004, 2007, 2009, 2016, 2018 e 2019.

Além disso, o time paulista foi uma pedra no sapato do Flamengo nos últimos tempos. Em 2019, até a vitoriosa equipe de Jorge Jesus não venceu o São Paulo. Empate em 0 a 0, no Maracanã. Em 2020, foram três derrotas para o Tricolor, duas com Rogério Ceni, eliminado da Copa do Brasil pelo ex-clube.

Motivação de Abel Braga

Logo após a derrota para o Flamengo, os jogadores e torcedores colorados reclamaram bastante da arbitragem comandada por Raphael Claus no Maracanã. Em um áudio que vazou nos grupos de Whatsapp, Abel comentava sobre o momento atual.

“Se eu te falar que eu perdi o jogo ontem por sacanagem... Perder para um time daqueles, de não sei quantos milhões de dólares, da maneira que foi, com sacanagem de um árbitro, a confiança aumenta, cara. E eu não deixei cair. Como falei com os jogadores ontem. Já tinha dito: não acaba, só se for ao nosso favor. E ia acabar ao nosso favor. Vamos fazer a nossa parte com o Corinthians aqui. E fazer de tudo para... Essa p... vai acontecer, porque vocês torcedores merecem", disse Abel.

Ceni nunca venceu São Paulo

Um dos maiores ídolos da história tricolor, o atual treinador do Flamengo tem um jejum quando enfrenta o São Paulo. Desde que deixou o Morumbi para assumir o Fortaleza, o treinador acumula sete partidas em jejum. São cinco derrotas e dois empates. Duas delas já pelo Flamengo.

Vaga direta na Libertadores

O time tricolor saiu da briga do título com os resultados ruins, mas ainda precisa se garantir na fase de grupos da Libertadores 2021. E a derrota para o Botafogo obriga o São Paulo a vencer caso queira evitar a fase eliminatória da competição sul-americana. Na quarta posição, a equipe depende apenas de si para garantir vaga na fase de grupos.