<
>

Immobile e Lewandowski carregam rivalidade antiga e fazem duelo à parte em Lazio x Bayern

Bayern de Munique e Lazio abrem, nesta terça-feira (23), o duelo das oitavas de final da Uefa Champions League. O confronto, além das duas equipes, coloca frente a frente dois dos principais artilheiros do futebol europeu: Robert Lewandowski e Ciro Immobile.

Desde a última temporada, os dois atacantes colocaram no gramado uma rivalidade que existe desde quando o atacante italiano chegou à Bundesliga.

Contratado em 2014 pelo Borussia Dortmund, Immobile teria a missão de substituir Lewandowski, chegando a declarar, em uma de suas primeiras entrevistas, que o polonês era o “passado” e ele era “o presente, o futuro”.

Dentro de campo, porém, as expectativas não foram cumpridas. Ainda que sua passagem não tenha sido um desastre, inclusive, anotou dez gols em 34 partidas, ele não alcançou o protagonismo imaginado e acabou indo ao Sevilla em 2015, ficou apenas um semestre e atuou por outro semestre no Torino, antes de ir em definitivo à Lazio em 2016.

E foi na Itália que a rivalidade entre os dois esquentou de vez, principalmente na temporada 2019/20. Vencedor de todos os títulos possíveis, sendo o artilheiro em todos, e eleito melhor do mundo da Fifa, Lewandowski ficou sem um troféu: a chuteira de ouro europeia.

Concedida ao jogador que fizer mais gols em uma liga nacional, respeitando uma pontuação de acordo com a liga de cada país, a premiação é uma das mais tradicionais do continente. O polonês ficou atrás do concorrente italiano por um gol a menos (35 a 34), perdendo a liderança na última semana.

No atual ano, os dois não estão disputando diretamente o troféu. Com 26 gols e 52 pontos, Lewandowski lidera a corrida com folga, enquanto o italiano, com 14 gols e 28 pontos, está na 18° colocação.

O italiano, porém, leva a melhor quando o assunto é Champions League. Com cinco gols assinalados em quatro partidas, o centroavante é o terceiro colocado na artilharia da competição, enquanto o polonês tem dois gols a menos, com o mesmo número de partidas disputadas.

Este será o segundo duelo direto entre os dois jogadores. No primeiro, pela Supercopa da Alemanha de 2014, Immobile levou a melhor, com a vitória de 2 a 0 do Borussia Dortmund sobre o Bayern de Munique de Lewandowski.