<
>

Com 'desconhecido', dois do São Paulo e um do Flamengo, estudo projeta jovens com chance de chegar logo à seleção brasileira

Romário, aos 21, Ronaldo, aos 18, Adriano, aos 18, e Neymar, aos 18 anos. A semelhança entre eles? Fazer sucesso vestindo a camisa da seleção brasileira e estrearem com a amarelinha ainda muito jovens. E outros nomes, em breve, podem repetir o feito dos craques citados.

Isso porque o CIES Football Observatory, em um estudo recente, listou os dez jogadores das 20 melhore seleções no ranking Fifa que acumularam mais experência na última temporada e possuem as melhores credencias para, em breve, estrearem por suas equipes nacionais.

O primeiro com maior chance de chegar à seleção, de acordo com o estudo, é o zagueiro Ibañez. Revelado pelo Fluminense, o defensor de 22 anos defende a Roma e acumula passagens pelas seleções de base.

Em seguida, vem o lateral Dodô, revelado pelo Coritiba. Atualmente no Shakhtar Donetsk, o jogador de 22 anos fez 20 jogos na atual temporada e marcou um gol.

Os primeiros nomes que atuam no futebol brasileiro, e que aparecem na lista, vêm de Cotia. Igor Gomes e Gabriel Sara, revelações do São Paulo, aparecem em 3º e 4º, respectivamente.

Laterais destaques do Campeonato Brasileiro vestindo as camisas de Athletico-PR e Atlético-MG, respectivamente, Abner e Guga estão em 5º e 6º na lista feita pelo estudo. Em seguinda, três nomes que estão no futebol internacional.

Matheus Cunha, do Hertha Berlin, já chegou a ser convocado por Tite para a seleção principal. No entanto, ainda não fez sua estreia. O atacante ficou no banco nas partidas com Bolívia e Peru pelas Eliminatórias.

Em 8º aparece o meia Gustavo Assunção. O filho do ex-meia Paulo Assunção defende o Famalicão. Na sequência, vem Brenner. O atacante, que marcou 11 gols pelo São Paulo no Brasileirão, foi recentemente vendido ao FC Cincinnati, da MLS, por R$ 97 milhões.

Fechando a lista, está o goleiro Hugo Souza, do Flamengo. Uma das boas revelações do Rubro-Negro, o jogador de 22 anos já foi convocado por Tite para ganhar experiência no grupo principal.

Veja abaixo a lista feita pelo CIES Football Observatory:

  1. Ibañez - Roma

  2. Dodô - Shakhtar Donetsk

  3. Igor Gomes - São Paulo

  4. Gabriel Sara - São Paulo

  5. Abner - Athletico-PR

  6. Guga - Atlético-MG

  7. Matheus Cunha - Hertha Berlin

  8. Gustavo Assunção - Famalicão

  9. Brenner - FC Cincinnati

  10. Hugo Souza - Flamengo

Além do Brasil, os outros países que tiveram os jovens sub-23 listados foram: Alemanha, Argentina, Bélgica, Chile, Colômbia, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália, México, País de Gales, Polônia, Portugal, Suíça, Suécia e Uruguai.