<
>

Champions League: Milinkovic-Savic gosta de Neymar, 'xinga todo mundo' e encanta gigantes da Europa

play
Jovem estrela do Bayern, Alphonso Davies engana em rede social e ganha até 'aula' de como fazer embaixadinha (0:27)

Lateral se divertiu para 'aprender' a fazer embaixadinhas (0:27)

Para superar nas oitavas de final da Uefa Champions League o poderoso Bayern de Munique, campeão de todos os torneios na última temporada, a Lazio contará com uma atuação de gala de Sergej Milinkovic-Savic.

Visto pelos companheiros como destemido e atrevido, o sérvio herdou a mentalidade competitiva da família. Filho do ex-meia Nikola Milinkovic e de Milana, ex-jogadora de basquete, o jogador é irmão mais velho de Vanja, goleiro reserva do Torino.

"A gente costuma brincar que ele era um pouco louco (risos). Durante o jogo, quando as coisas não iam bem, ele começava a gritar e a xingar todo mundo por uns 10 ou 15 segundos (risos). É um cara super divertido e brincávamos muito no vestiário, mas quando vestia a camisa se transformava em um leão dentro de campo. É muito concentrado", disse Rômulo, ex-meia da Lazio, ao ESPN.com.br.

Milinkovic-Savic nasceu na Espanha quando seu pai defendia o Lleida-ESP, mas foi formado nas categorias de base do Vojvodina-SER, pelo qual estreou nos profissionais, em 2013.

Vendido ao Genk-BEL no ano seguinte, o meia foi um dos principais destaques do título do Mundial Sub-20 da Sérvia, em 2015. Ele brilhou na vitória por 2 a 1 sobre o Brasil, que tinha Gabriel Jesus, na final. Em 2018, ele também esteve em campo na derrota para a seleção brasileira principal na fase de grupos da Copa do Mundo da Rússia.

Em 2015, se transferiu para a Lazio por 18 milhões de euros (R$ 119 milhões). Na equipe italiana, conheceu o zagueiro Maurício, ex-Palmeiras e Grêmio, que se impressionou com o talento do sérvio.

"É um grande jogador. Ele chegou com uns 20 anos na Lazio. Primeiro ano não jogou muito, mas nós víamos que tinha muita qualidade. Com o tempo foi pegando confiança e mostrando sua qualidade. Hoje, é um dos jogadores mais cobiçados do futebol europeu. Ele é alto (1,91m) e o normal seria que fosse lento, mas não é bem assim. Ele protege bem a bola e chuta bem com as duas pernas, é um jogador diferenciado", disse o brasileiro, à ESPN, em 2018.

Pogba da Sérvia

Seu estilo de jogo é bastante comparado ao do astro Paul Pogba, do Manchester United e da seleção francesa.

"É um dos principais jogadores no Campeonato Italiano nos últimos anos. Ele tem características muito parecidas com as do Pogba, como a força física. Ele tem muita velocidade durante a corrida e muita resistência. Tem uma visão de jogo fantástica e dribla muito bem", afirmou Rômulo.

Apelidado de sargento, o sérvio comemora sempre seus gols batendo continência.

"O Savic me chama muita atenção porque domina o meio de campo. Pela idade, desde que chegou à Itália, tem muita personalidade. Ele tem muita técnica", disse Luan Capanni, ex-jogador da Lazio, à ESPN.

Além da forte personalidade, Savic chama atenção pela forma como se comporta fora de campo.

"Ele gosta muito do estilo de jogo do Neymar e Coutinho. A gente conversava sobre futebol e ele sempre citava esses jogadores. É um menino bem tranquilo e família, não é de sair muito. Treina bastante e não gosta de perder. É bem competitivo até nos treinamentos. É bastante dedicado. Não fala tanto, é mais fechado", afirmou Mauricio.

Especulado em vários gigantes do futebol mundial, o sérvio pode em breve deixar a equipe italiana. A Lazio, porém, renovou contrato com o meia até 2023 e promete fazer jogo duro para liberar o craque, avaliado em 70 milhões de euros (R$ 463 milhões).

"Ele já teve várias propostas de times interessantes como PSG, Real Madrid e Manchester United. Com certeza irá para um dos maiores clubes por uma oferta bem alta e irá se consolidar em nível mundial", disse Rômulo.