O Palmeiras não apenas freou a ascensão do Corinthians no Campeonato Brasileiro, como também tornou a noite da última segunda-feira (18) histórica para o Dérbi. Os 4 a 0 sobre o rival no Allianz Parque deixaram a equipe de Abel Ferreira ainda mais viva na briga pelo título nacional, e ainda fizeram a partida ficar marcada.
Quatro números específicos do confronto confirmam isso.
Ainda com uma partida a menos em relação ao líder São Paulo, o Palmeiras reduziu a distância para o Tricolor para seis pontos, com mais nove jogos a disputar. A vitória diante do Corinthians fez com que o Verdão assumisse a 'liderança' do segundo turno.
O time de Abel Ferreira soma agora 23 pontos nas últimas 11 partidas, mais do que qualquer outro adversário (há times ainda não completaram a marca, como Atlético-MG, Grêmio, Corinthians, Flamengo e Santos).
'Cala a boca secador' e funk do 'lá vem o porco': Felipe Melo comanda festa no vestiário do Palmeiras após goleada no Corinthians
Verdão não tomou conhecimento do rival e fez 4 a 0
A goleada não fez apenas o Palmeiras assumir a simbólica 'liderança' do returno, mas também a vantagem no histórico do confronto contra o Corinthians. E agora também nas contas do rival.
Disputado desde maio de 1917, o Dérbi conta agora com 129 vitórias alviverdes contra 128 alvinegras, além de 110 empates nos números levados em conta no Parque São Jorge.
Para o time do Palestra Itália, no entanto, são agora 133 palmeirenses, 130 corinthianas e 114 empates. Clique aqui e entenda a diferença na contagem entre os dois rivais.
Um dos responsáveis pela virada do Palmeiras nos números gerais do clássico foi o centroavante Luiz Adriano. Autor de dois gols na goleada no Allianz Parque, o jogador se tornou o primeiro nome do clube a marcar em três partidas Dérbis seguidos, fato que não acontecia há 53 anos.
'1, 2, 3, 4...': ao som de Naldo, Felipe Melo e jogadores do Palmeiras provocam Corinthians no vestiário
Palmeiras goleou o Corinthians no Allianz Parque por 4 a 0
Antes do camisa 10, o último atleta da equipe a balançar as redes do Corinthians em três partidas consecutivas foi César Maluco em jogos entre maio e junho de 1967.
Não bastassem os outros motivos, a goleada por 4 a 0 ficou marcada na história do confronto pela raridade com que acontece entre rivais. Soberano em campo, e ainda mais no segundo tempo, o Palmeiras voltou a repetir um placar que já não acontecia desde 2004, também pelo Brasileirão.
O mesmo resultado a favor do Verdão já havia se dado em outros três jogos (1930, 1958 e 1996), todos pelo Campeonato Paulista.
Com a goleada diante do Corinthians, o Palmeiras chega agora aos 51 pontos em 29 jogos, uma partida menos do que o líder São Paulo, que tem 57 pontos. A equipe já voltará a campo na quinta-feira (21), contra o Flamengo, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Luiz Adriano e Felipe Melo zoam Corinthians no vestiário após goleada do Palmeiras: 'Quatro neles!'
Jogadores provocaram o rival após golearem por 4 a 0