<
>

Em jogo movimentado e com VAR protagonista, Liverpool cede empate nos acréscimos para o Brighton

Os torcedores do Liverpool não vão perdoar o árbitro de vídeo, embora o recurso tenha funcionado neste sábado (28), no Falmer Stadium. Ocorre que o time deixou escapar a vitória contra o Brighton justamente por um pênalti dado pelo VAR. Antes de os donos da casa confirmarem o 1 a 1, os Reds tiveram dois gols anulados pela tecnologia.

Foi mais do que uma vitória desperdiçada no centésimo jogo do goleiro Alisson pelo clube. Foi a chance de ficar mais confortável na ponta da Premier League em uma temporada que o calendário tem castigado e muito os favoritos ao título.

Agora, o Liverpool tem 21 pontos, ainda na primeira posição, mas pode ser superado pelo Tottenham, vice-líder com 20 e que enfrentará o Chelsea, terceiro, com 18, neste domingo (29).

Apesar da frustração, é justo dizer que a partida pela décima rodada não foi de grande atuação do Liverpool. O líder teve momentos de dificuldade. Antes de sofrer o empate, já tinha tido um pênalti contra e dois gols anulados (corretamente) pelo árbitro de vídeo.

Clique aqui e assista agora, na íntegra, à reprise de Brighton 1 x 1 Liverpool no ESPN App.

O indício de que seria um dia difícil veio aos 18 minutos, quando Neco Williams foi imprudente e cometeu falta em Connolly, dentro da área. Uma falta boba, mas que foi pênalti. Na cobrança, Maupay tirou tanto de Alisson que chutou para fora.

Não foi a única vez que os donos da casa incomodaram a meta de Alisson. Houve até possibilidade de marcar em outras jogadas, que foram desperdiçadas pelo péssimo poder de fogo do Brighton. Era evidente que o Liverpool estava fisicamente abaixo.

Alguns fãs de esporte podem citar que Salah chegou a marcar no primeiro tempo, aos 33, após lançamento para o campo de ataque e boa finalização. Foi o único bom momento do Liverpool até então, mas até o atacante sabia que estava impedido. E o VAR confirmou.

O gol que valeu veio aos 15 minutos do segundo tempo, quando Salah deu uma bela assistência para Diogo Jota, que tirou dois marcadores e chutou no contrapé do goleiro. Era o tento milagroso, pois os visitantes não faziam nada que justificasse saírem com um triunfo.

Depois, o Brighton voltou a crescer, ser perigoso. O Liverpool até pensou respirar aos 38 minutos, quando Mané desviou a bola de cabeça após cobrança de falta de Henderson. Comemoração? Não! O VAR mostrou novamente um impedimento e anulou o gol.

Nos acréscimos, quando a vitória já parecia consolidad, o VAR chamou o árbitro para revisar um lance na área, um chute de Robertson em Welbeck ao cortar a bola. Pênalti! Na cobrança, Gross conseguiu definir o empate e confirmar o 1 a 1.


Ficha técnica

Brighton 1 x 1 Liverpool

GOLS - Jota (LIV), aos 15 min/2ºT, e Pascal Gross (BRI), aos 48 min/2ºT

BRIGHTON: Ryan; White, Dunk e Webster; Veltman, Gross, Bissouma e March; Maupay (Trossard); Welbeck e Connolly (Lallana; Jahanbakhsh). Técnico: Graham Potter

LIVERPOOL: Alisson; Williams (Henderson), Phillips, Fabinho e Robertson; Minamino, Wijnaldum e Milner (Jones); Salah (Mané), Roberto Firmino e Jota. Técnico: Jürgen Klopp


Estatísticas

O lance de Maupay foi o terceiro pênalti desperdiçado contra o Liverpool na temporada. Antes de Maupay chutar para fora, Jorginho (Alisson defendeu) e De Bruyne (chutou para fora) tiveram a chance de marcar.

Aliás, a perda não foi boa para Maupay. Ele foi o primeiro jogador a iniciar um jogo da Premier League, perder um pênalti e ser substituído antes do intervalo desde Dennis Bergkamp contra o Derby em abril de 1998. Saiu contundido.

Jota marcou o quinto gol pelo Liverpool na Premier League, com uma sequência boa. O português fez nove tentos em 14 jogos na temporada.

É a primeira vez desde agosto de 2017 que o Liverpool perdeu pontos na Premier League graças ao gol marcado após os 90. Em 2017, isso ocorreu no empate por 3 a 3 com o Watford.


Classificação

- Liverpool, 1º lugar, 21 pontos

- Brighton, 16º lugar, 10 pontos


Próximos jogos

  • Terça-feira, 1º/12, 17h*, Liverpool x Ajax, Champions League

  • Segunda, 7/12, 17h*, Brighton x Southampton, Premier League

*horário de Brasília