Em um confronto direto pela liderança do grupo H da Europa League, o Milan visitou o Lille no Stade Pierre Mauroy, abriu o placar e cedeu o empate por 1 a 1, nesta quinta-feira. Samu Castillejo deixou os italianos em vantagem, e Jonathan Bamba definiu a igualdade.
Com o resultado da partida pela quarta rodada, o Lille segue na liderança da chave com oito pontos, um a mais do que o Milan. O Sparta Praga aparece na terceira colocação depois de ter vencido o Celtic por 4 a 1, em casa. Odsonne Édouard deixou os visitantes em vantagem, mas David Hancko, Lukas Julis (duas vezes) e Srdan Plavsic decretaram a virada. Os escoceses têm uma unidade e estão matematicamente eliminados.
O placar na França ainda manteve um jejum do time italiano, já que segue sem vencer o Lille em competições europeias, com duas derrotas e dois empates em quatro confrontos. Ao menos, os rossoneri conseguiram marcar pela primeira vez diante do adversário. No duelo entre ambos no San Siro nesta Europa League, o Milan havia perdido por 3 a 0.
Para a partida desta quinta, a equipe italiana não contou com o seu artilheiro Zlatan Ibrahimovic, que sofreu uma lesão na coxa esquerda no último domingo durante vitória sobre o Napoli.
Pela próxima rodada do grupo H, a penúltima, o Milan receberá o Celtic, enquanto o Lille jogará em casa contra o Sparta Praga. Ambos os duelos serão às 14h55 (de Brasília) de quinta-feira.
Ficha técnica
Lille 1 x 1 Milan
GOL: Bamba (Lille); Samu Castillejo (Milan)
LILLE: Maignan; Pied (Tiago Djaló), José Fonte, Botman e Reinildo; Luiz Araújo (Lihadji), André, Xeka (Soumaré) e Bamba; Yazici (Ikoné) e David. Técnico: Christophe Galtier
MILAN: Donnarumma; Diogo Dalot, Kjaer, Gabbia e Hernández; Tonali e Bennacer; Samu Castillejo, Calhanoglu (Brahim Díaz) e Hauge (Krunic); Rebic (Colombo). Técnico: Daniele Bonera (o treinador Stefano Pioli está com COVID-19)
Estatísticas
-Theo Hernández e Ismael Bennacer completaram 50 partidas cada pelo Milan
-O Lille não perde há 9 partidas oficiais em casa (6 vitórias e 3 empates). Último revés como mandante ocorreu em 16 de fevereiro diante do Olympique de Marselha
-O Milan marcou pela 1ª vez contra o Lille, mas segue sem vencer o adversário em competições europeias. Anteriormente, havia empatado em 0 a 0 e perdido por 2 a 0 na fase de grupos da Champions League em 2006-07, além de ter levado 3 a 0 na atual edição da Europa League
-Samu Castillejo fez seu 1º gol na temporada - ele disputou 12 partidas em 2020-21
-Bamba chegou ao seu 5º gol na temporada, o 1º na Europa League
-Milan teve maior posse de bola (56,6%), e o Lille finalizou mais vezes (13 a 4)
O jogo
O primeiro tempo teve o Milan com maior posse de bola (59,7%), enquanto os mandantes levaram bem mais perigo, finalizando sete vezes - contra apenas uma do adversário. Nas duas oportunidades em que o Lille acertou o alvo, ambas com Luiz Araújo, ex-São Paulo, ele parou no goleiro Donnarumma.
Na volta do intervalo, o Milan precisou de 41 segundos para abrir o placar. Rebic recebeu ótimo passe de Tonali, ficou cara a cara com o goleiro e tocou para Samu Castillejo estufar a rede. Apesar da melhora dos italianos, a equipe da casa buscou o empate aos 20min. David dominou na área, a bola escapou, e Bamba chutou para vencer o arqueiro rival. A partir de então, o duelo não teve muitos lances de emoção, e o placar não seria mais alterado.
Classificação
- Lille: 1º lugar, com 8 pontos
- Milan: 2º lugar, com 7 pontos
Próximos jogos
As duas equipes voltam a campo por seus respectivos campeonatos nacionais no domingo.
Domingo, 29/11, 17h*, Saint-Étienne x Lille
Domingo, 29/11, 11h*, Milan x Fiorentina
*horário de Brasília