<
>

Borussia Dortmund: conheça nova joia que é 'melhor que Haaland' e já pode estrear na Bundesliga e na Champions

Não é novidade para ninguém que o Borussia Dortmund é um grande celeiro de craques no futebol europeu, além de saber mapear o mercado na contratação de joias para o seu elenco. Uma em especial, porém, chamou mais atenção nos últimos anos e agora está disponível para o técnico Lucien Favre: Youssoufa Moukoko.

Nascido em Yaoundé, em Camarões, no dia 20 de novembro de 2004, o atacante, que também possui nacionalidade alemã e inclusive já defendeu a seleção sub-20 do país europeu, completa 16 anos e passa a completar todos os pré-requisitos para atuar pelo time profissional aurinegro. E a expectativa para tal feito existe desde as primeiras aparições do atleta pelo time sub-17, em 2017.

Isso acontece pelos números impressionantes que Moukoko tem desde sua estreia pela equipe aurinegra, com 12 anos. Hoje, em 88 jogos pelas categorias de base do clube (equipes sub-17 e sub-19), o atacante já tem 141 gols assinalados, uma média de 1,6 por partida.

Um destes tantos gols foi na Uefa Youth League (Champions League sub-19) em outubro de 2019, quando balançou a rede da Inter de Milão aos 14 anos, dez meses e 29 dias, tornando-se o mais jovem a marcar no torneio.

Mais recentemente, o artilheiro anotou impressionantes 13 gols em quatro partidas pelo time sub-19 apenas no mês de outubro, com um hat-trick na vitória por 3 a 2 sobre o rival Schalke 04.

Os números e feitos do fenômeno aurinegro renderam comparações com o camisa 9 do time, Erling Haaland. E o norueguês concorda com quem diz que o colega pode ser melhor que ele próprio.

"Ele está muito melhor do que eu quando tinha 15 anos. Ele treina no Borussia Dortmund e mantém o ritmo. Eu estava no meu clube em casa, Bryne FK, quando tinha 15 anos. Você não pode comparar isso. Acho que nunca vi um garoto de 15 anos tão bom”, disse Haaland, em entrevista recente.

E não é somente Haaland quem está de olho no talento de Moukoko. Seu compatriota Samuel Eto’o, em entrevista ao site Goal, colocou o jovem como um possível ‘novo Messi’ no futuro.

"Há um jovem jogador que joga no Dortmund, chamado Youssoufa Moukoko. Tem 15 anos e, na minha opinião, vai ser o próximo grande jogador, depois de Messi. Com Griezmann e Youssoufa, o Barça atacaria muito bem", apontou.

Youssoufa Moukoko já treina com o time profissional desde o início da atual temporada e agora pode ser inscritro nas principais competições da equipe, como a Bundesliga e a Champions League, algo que já havia sido garantido pelo diretor esportivo Michael Zorc. O atacante vestirá a camisa de número 18.