<
>

Barcelona: Fati chega aos 18 anos com números muito superiores aos do 'adolescente' Messi

O duelo deste sábado do Barcelona contra o Alavés, fora de casa, será especial para Ansu Fati, já que o atacante completa 18 anos de idade justamente no dia da partida válida pela oitava rodada de LaLiga. A bola rola às 17h (de Brasília), com transmissão da ESPN Brasil e ESPN App.

Desde a temporada passada no elenco principal, o jogador já atuava antes mesmo de completar 17 anos e colecionou recordes desde que estreou em 25 de agosto de 2019, quando entrou nos minutos finais da vitória sobre o Betis por 5 a 2.

Mais jovem a marcar pela Espanha, mais jovem a marcar em El Clásico (Barça x Real Madrid), mais jovem a marcar pelo Barcelona em LaLiga e mais jovem a marcar na Champions League, competição em que é o único na história a ter feito mais de um gol com menos de 18 anos. Todos estes feitos foram alcançados por Fati nos últimos 14 meses. E ele foi além.

Além dos recordes, o atacante chega aos 18 anos com números incrivelmente mais expressivos do que os de Lionel Messi.

Quando o argentino atingiu a maioridade, ele tinha nove jogos e apenas um gol marcado pelo Barcelona e ainda não havia estreado pela seleção nacional. Seu valor de mercado em dezembro de 2005, quatro meses depois de ter completado 18 anos, era de 5 milhões de euros, segundo o site Transfermarkt.

Hoje, Fati tem 40 partidas com a camisa azul-grená e 13 gols marcados. Pela Espanha, estreou em setembro, já soma quatro partidas (três como titular) e um gol marcado. Seu valor de mercado no site Transfermarkt é de 80 milhões de euros. O contrato do atleta foi renovado em dezembro de 2019 até o meio de 2022 e há uma cláusula rescisória de 170 milhões de euros, mas o vínculo deverá ser ampliado, assim como o valor da multa.

Os 14 gols de Fati por Barça e Espanha ainda superam os 11 que Messi tinha por time e seleção quando chegou aos 19 anos de idade. Na ocasião, o argentino somava 34 partidas pelo time azul-grená.

Depois de uma temporada como um nome promissor e reserva, Fati foi titular em cinco dos sete jogos do Barça em 2020-21 e esteve em campo em todas partidas, somando cinco gols (é o artilheiro isolado do time, com dois tentos a mais do que o segundo colocado Lionel Messi) e uma assistência. O jovem ainda criou sete chances e está atrás apenas do camisa 10 (16) no quesito no elenco.