<
>

Líder do Espanhol e com destaque de R$ 406 milhões, Real Sociedad é bem mais que 'só' David Silva

A Real Sociedad veio disposta a surpreender na temporada 2020-21, algo que demonstrou antes mesmo de a bola começar a rolar. Durante o período de mercado aberto, o clube basco fez um grande movimento ao anunciar a contratação de David Silva, quando o nome do meia era ligado à Lazio.

Com o status de um dos maiores ídolos da história do Manchester City, o jogador de 34 anos chegou para ser uma das referências da equipe, que tem surpreendido ao liderar LaLiga após sete rodadas, com 14 pontos – Real Madrid, Granada e Atlético de Madrid têm jogos a menos e ainda podem ultrapassá-la.

Além da boa fase, uma coincidência também pode animar os mais supersticiosos torcedores do clube. Afinal, o time marcou 14 gols e levou três em seus sete primeiros confrontos, exatamente o que tinha feito em 1981-82, edição em que foi campeão pela segunda e última vez, como apontou o Opta Sports.

Silva, que já criou dez chances (14º na estatística no Espanhol) e tem duas assistências (uma a menos do que o líder Lee Kang-In), ainda ajuda para este sucesso dentro das quatro linhas com sua liderança e experiência em um elenco que, por sua vez, não depende apenas de seu nome mais badalado.

A força da Real Sociedad vai muito além, e a tabela de artilharia ajuda a entender isso, uma vez que Portu e Mikel Oyarzabal estão entre os cinco jogadores que lideram a estatística com quatro gols cada.

Oyarzabal ainda tem duas assistências e é o único atleta com seis participações diretas em gol na competição, com uma a mais do que Luis Suárez. Na edição passada, ele terminou na quinta colocação em participações diretas, tendo anotado dez gols e 11 assistências.

O atacante de 23 anos faz parte da seleção espanhola há mais de um ano e é avaliado em 60 milhões de euros (R$ 406 milhões na cotação atual) pelo site Transfermarkt, o 14º maior valor do campeonato e o maior entre atletas que não são de Real Madrid, Barcelona ou Atlético de Madrid. Ele está empatado com Eden Hazard e Philippe Coutinho, por exemplo.

Outro nome de seleção espanhola é Mikel Merino, que fez parte das duas últimas convocações e não só estreou como também foi titular em três dos cinco jogos mais recentes da Fúria. Com passagens por Borussia Dortmund e Newcastle United, é o líder em recuperações de bola, o décimo em desarmes e tem as mesmas dez chances criadas que David Silva.

Outro nome para se ficar de olho é o atacante Alexander Isak. Na campanha passada, ele foi às redes 16 vezes, sendo sete delas na campanha que levou a Real Sociedad à final da Copa do Rei - ele é o artilheiro da competição. Além disso, o atleta de 21 anos já marcou cinco gols pela Suécia.

Ainda que a decisão da Copa do Rei 2019-20 com o Athletic Bilbao não tenha sido disputada, a Real Sociedad terminou na sétima colocação de LaLiga passada, confirmando sua classificação à Europa League sem necessitar do título da competição nacional. Agora, tentará ampliar seu bom momento também no nível continental.

A equipe basca vai a campo nesta quinta-feira, às 17h (de Brasília), quando receberá o Napoli no Estádio Anoeta pela segunda rodada do grupo F da Europa League, com transmissão da ESPN e ESPN App.

A Real Sociedad começou no torneio vencendo o Rijeka na Croácia por 1 a 0.