<
>

Colunista é racista com Ansu Fati, que ganha apoio de Griezmann, e Barcelona deve ir à Justiça

O colunista Salvador Sostres, do jornal espanhol "ABC", causou revolta na Espanha ao utilizar termos racistas para falar sobre Ansu Fati na vitória do Barcelona sobre o Ferencváros pela Champions League.

"Ansu correndo tem algo de gazela, de um vendedor de rua muito jovem e negro, que de repente via correndo pela Paseo de Gracia (avenida de Barcelona) quando alguém ao grito de 'Água, água!' anunciava que a polícia havia chegado", escreveu.

Após tomar conhecimento da coluna, Antoine Griezmann rebateu no Twitter: “Ansu é um menino excepcional que merece respeito como qualquer ser humano. Não ao racismo e não com grosseria”.

Ex-jogador do Barcelona, Marc Crosas chamou Sostres de "racista bastardo", enquanto Gary Lineker detonou: "É nojento, como se tivéssemos voltado 50 anos."

Segundo o jornal "El Confidencial", o Barcelona irá entrar com uma ação contra o "ABC" e Salvador Sostres nas próximas horas. O periódico já emitiu as desculpas do colunista pelo "mal-entendido".

“Algumas expressões foram tidas como desprezo racista. Nada poderia estar mais longe da minha intenção, nem da minha opinião, muito favorável ao jogador, como expressei em todas as minhas reportagens desde que ele estreou”, diz Sostres.

Por ser menor de idade, o jogador deve ser representado pelo pai ou pela mãe. As desculpas expressas tanto pela mídia quanto pelo colunista não teriam maior validade neste tipo de caso além de “poder ser considerado atenuante”.

Caso seja julgado e condenado, Sostres pode pegar uma pena de um a quatro anos de prisão e uma multa.

A ESPN Brasil e o ESPN App transmitem Barcelona x Real Madrid, ao vivo, a partir das 11h (horário de Brasília) do próximo sábado (24 de outubro), e o ESPN.com.br acompanha o El Clásico em tempo real, com VÍDEOS de lances e gols.