<
>

Uefa planeja aumentar Champions para 36 times e fazer fase final em sede única, diz jornal

A Champions League pode mudar de formato a partir de 2024/2025.

A Uefa planeja ampliar de 32 para 36 o número de equipes participantes a partir da fase de grupos e, também, colocar uma fase final em sede única com mata-mata em jogos únicos, parecido com o modelo que foi um sucesso em Lisboa na última temporada.

As informações são do Daily Telegraph, jornal inglês. Segundo a publicação, a principal motivação da entidade é aumentar o número de partidas das equipes na primeira fase da competição.

Atualmente, são seis rodadas na fase de grupos. A mudança levaria para 10 partidas para cada equipe, o que aumentaria mais a renda obtida através de direitos de transmissão e premiações. Para isso, são dois modelos sendo analisados.

Um com 36 times divididos em 6 grupos de 6 times que jogariam entre si em turno e returno e outro com os 36 times jogando 10 partidas contra 10 adversários diferentes definidos em sorteio que garantiria o equilíbrio entre oponentes, com os melhores pontuadores avançando.

A segunda opção é baseada no "formato suíço", modelo bastante adotado por campeonatos de esports e alguns esportes americanos. Esse é o modelo que mais recebeu aprovação dos principais times, por garantir que mais jogos entre grandes equipes sejam disputados na fase inicial.