<
>

Chelsea: Lampard será o 2º técnico inglês a trabalhar em mais de uma Champions; conheça o 1º

Depois de eliminação para o posteriormente campeão Bayern de Munique nas oitavas de final da Champions League da última temporada, Frank Lampard dá o pontapé inicial em sua segunda campanha no torneio nesta terça-feira (20), quando o Chelsea recebe o Sevilla em Stamford Bridge pelo grupo E, às 16h.

E mesmo que a primeira aparição de Lampard como comandante não tenha sido lá essas coisas, ele já entra nesta edição fazendo história, pois será apenas o segundo técnico inglês a ter atuado em duas edições de Champions em sua era moderna (quando recebeu este nome e formato em 1992).

Em sua temporada de estreia no comando dos Blues, o técnico já havia se tornado apenas o sexto inglês a comandar um time na Champions, antes dele, apenas Harry Redknapp (Tottenham), Craig Shakespeare (Leicester City), Ray Harford (Blackburn), Gary Neville (Valencia) e, é claro, Bobby Robson.

Ou melhor, Sir Bobby Robson.

O lendário treinador inglês é o único - além de Lampard em algumas horas - a comandar times em duas ou mais edições da Champions. Ele fez isso em 1993/94 pelo Porto, 1998/99 pelo PSV e 2002/03 pelo Newcastle United.

Nessas campanhas, Robson caiu com o Porto nas semifinais, com o PSV ainda na fase de grupos e com o Newcaslte na segunda fase de grupos.

Mas a carreira do treinador foi muito além disso, afinal, foi um dos mais respeitados de seu país.

Entre suas passagens por Porto e PSV, o inglês treinou o Barcelona em 1996/97 - a temporada que Ronaldo defendeu as cores blaugrana. No entanto, Johan Cruyff não havia conquistado lugar na Champions na temporada anterior. Em um ano no posto, Robson conquistou a Recopa Europeia e Copa do Rei da Espanha. José Mourinho foi seu assistente nesta temporada, assim como anteriormente em Sporting e Porto.

Muito antes de tudo isso, Robson comandou o Ipswich Town, também da Inglaterra, entre 1969 e 1982, onde chegou a conquistar a Taça Uefa (hoje Europa League) e garantir a vaga da seleção inglesa.

Ele comandou a Inglaterra por oito anos, de 1982 (após demissão de Ron Greenwood ao final da Copa daquele ano) a 1990. O que significa que ele foi comandante em duas Copas do Mundo. Em 86, foi eliminado nas quartas de final pela Argentina, quando Diego Maradona anotou dois gols, um deles, o famoso 'La Mano de Dios'. Já em 90, caiu nas semis para a campeã Alemanha Ocidental, nos pênaltis.

O último time comandado pelo técnico em sua carreira foi o Newcastle, onde, mesmo sem conquistar títulos, se tornou ídolo. O clube, que treinou entre 1999 e 2004, também é o que mais lhe rendeu compromissos: 244 no total.

Infelizmente, Sir Bobby Robson faleceu em julho de 2009, aos 79 anos.