<
>

Vasco anuncia português Ricardo Sá Pinto como novo técnico

O Vasco anunciou a contratação do português Ricardo Sá Pinto como novo treinador. Ele terá um vínculo com a equipe carioca até o fim do Brasileirão e chegará com três profissionais para a comissão técnica: o auxiliar Rui Mota, o preparador físico João Moreira e o analista de desempenho Igor Dias.

O técnico deverá desembarcar no Rio de Janeiro nesta semana, mas não comandará o Vasco na partida contra o Internacional, no próximo domingo (18/10), às 18h15 (de Brasília). O time será dirigido por Alexandre Grasseli.

Em vídeo divulgado pelo clube carioca nas redes sociais, o treinador veste a camisa vascaína autografada por Romário.

"Como vocês sabem, foi um grande jogador, histórico não só do Vasco como também do futebol mundial, e eu guardo essa camisa com muito carinho. Quero que saibam que estou muito orgulhoso e muito honrado de ser o treinador, estamos muito confiantes com o trabalho a se desenvolver. Sabemos que a situação não é a ideal, é de grande responsabilidade, mas também são nas dificuldades que se criam grandes oportunidades. Portanto, conto com o apoio de vocês, o carinho e...Já sabem: lutar, lutar e lutar pela vitória. Um grande abraço a todos. Aos que estão no Brasil e aos que estão espalhados pelo mundo", disse.

Em quase dez anos como treinador, Ricardo Sá Pinto passou por Sporting-POR, Estrela Vermelha-SER, OFI-GRE, Atromitos-GRE, Beleneses, Standard Liege-BEL, Légia Varsóvia-POL e Braga-POR.

O único título de expressão de Ricardo Sá Pinto como treinador é a Copa da Bélgica pelo Standard Liège-BEL, clube no qual encerrou a carreira de jogador.

Em seu último trabalho no Braga, ele foi demitido em dezembro de 2019, depois vencer o Paços de Ferreira por 4 a 1, pela Taça da Liga. Depois de sua saída, o time – oitavo colocado na Liga Portuguesa - terminou a competição em terceiro.

Veja o comunicado do Vasco:

O Club de Regatas Vasco da Gama já tem um novo treinador para a sequência da temporada! O Gigante da Colina acertou a contratação de Ricardo Sá Pinto, de 48 anos, que estava sem clube desde a saída do Sporting Braga (POR), no final do ano passado. O português chega ao Cruzmaltino com contrato até o término do Brasileirão e trazendo três profissionais para a comissão técnica: o auxiliar Rui Mota, o preparador físico João Moreira e o analista de desempenho Igor Dias.

Com passagem de sucesso pela Seleção Portuguesa nos tempos de jogador, Ricardo Sá Pinto iniciou sua trajetória como técnico no Sporting Lisboa, onde também brilhou como atleta. O novo comandante cruzmaltino também acumula trabalhos no Estrela Vermelha (SRB), Creta (GRE), Belenenses (POR), Al-Fateh (KSA), Standard Liège (BEL), Legia Varsóvia (POL) e Sporting Braga (POR).

Em seu último trabalho, no segundo semestre do ano passado, Ricardo Sá Pinto estabeleceu o recorde de invencibilidade de equipes portuguesas em competições européias, durante a participação na Liga Europa com o Sporting Braga. No futebol belga, no comando do Standard Liège, também teve destaque e conquistou a Copa da Bélgica na temporada 2017-2018, com a companhia do meio-campo Carlinhos, hoje no Almirante.

Embora desembarque no Rio de Janeiro ainda nesta semana, Ricardo Sá Pinto não comandará o Vasco da Gama na partida contra o Internacional, no próximo domingo (18), às 18h15. O Cruzmaltino será dirigido no Beira Rio por Alexandre Grasseli. O auxiliar Diogo Siston e o coordenador Eduardo Hungaro estarão ao lado do treinador do sub-20 no importante desafio em solo gaúcho.