<
>

Liga Europa: Tottenham conta com hat-trick de Kane e gol de Lucas para bater Maccabi e ir à fase de grupos

O Tottenham de José Mourinho não deu brecha para qualquer zebra e garantiu tranquilamente uma vaga na fase de grupos da Liga Europa - sem que o treinador precisasse buscar alguém no vestiário, como fez com Eric Dier na terça-feira (29), contra o Chelsea, pela Copa da Liga. Nesta quinta-feira (1), os Spurs até sofreram com brilhos individuais do Maccabi Haifa, de Israel, mas golearam por 7 a 2, em Londres, pela fase classificatória. O nome do jogo foi Harry Kane.

Provocado na véspera do jogo por Mohammad Abu Fani, do Maccabi, com palavras ofensivas, o artilheiro inglês respondeu com um belo hat-trick. Giovani Lo Celso, com dois gols, o brasileiro Lucas Moura, titular novamente, e Dele Alli, saindo do banco, completaram a vitória dos Spurs. Chery, em belo chute de fora da área, e Rukavytsya, após pênalti duvidoso cometido por Doherty, descontaram para o Maccabi Haifa, que perdeu assim a chance de disputar a fase de grupos da segunda competição mais importante da Europa.

O placar foi mexido logo aos dois minutos, com sabor de resposta. Provocado pelo zagueiro Mohammad Abu Fani na véspera, com ofensas gratuitas, Harry Kane apareceu livre na pequena área e só desviou cruzamento rasteiro de Davies, pelo lado esquerdo.

O gol logo no começo foi um indício de jogo aberto em Londres. As duas equipes criaram várias possibilidades e forçaram os golerios a trabalharem. Com base em chutes de fora da área, o Maccabi alcanou o empate aos 17 minutos. Após virada errada de Davinson Sanchez, Chery colocou no ângulo direito de Hart.

A empolgação israelense, no entanto, durou pouco. Aos 20, Lucas Moura subiu na primeira trave e desviou de cabeça, de costas para o gol, para recolocar o Tottenham na frente. A vitória virou goleada antes do intervalo, graças a Lo Celso. O meia argentino bateu no ângulo direito para fazer o terceiro, aos 36 minutos, e depois cavou para cima do goleiro para anotar o seu segundo no jogo, o quarto do Tottenham.

O futebol ofensivo e agradável das duas equipes continuou no segundo tempo. Após pênalti polêmico de Doherty, por toque na bola com o braço, Rukavytsya só dslocou Hart e deu esperança ao Maccabi. O Tottenham respondeu rápido e, quatro minutos depois, Kane converteu outro pênalti por toque de mão.

Aos poucos os times cederam ao cansaço e passaram a errar mais do que no começo, o que comprometeu a qualidade do jogo. Mourinho usou o banco, na tentativa de poupar seus jogadores de uma sequência dura de partidas, e ainda viu seu time marcar um belo gol. Bergwijn deu drible de futsal e lançou Kane, que, com uma leve cavadinha, anotou o sexto do Tottenham. Dele Alli, cobrando pênalti que ele mesmo sofreu, matou o jogo.

O time inglês agora espera pelo chaveamento da Liga Europa. O sorteio da fase de grupos acontece nesta sexta-feira (2), às 8h (de Brasília).

Ficha técnica

Tottenham 7 x 2 Maccabi Haifa

GOLS: Kane (3), Lo Celso (2), Lucas Moura e Dele Alli (TOT); Chery e Rukavytsya (MAC)

TOTTENHAM: Hart; Doherty, Sánchez, Alderweireld e Davies; Hojbjerg (Sissoko), Winks e Lo Celso (Dele Alli); Bergwijn, Kane (Reguilón) e Lucas. Técnico: José Mourinho

MACCABI HAIFA: Cohen; Arad (Donyoh), Habashi, Planic e Menachem; Lavi, Mabouka e Abu Fani (Ashkenazi); Chery, Rukavytsya e Haziza (José Rodriguez). Técnico: Barak Bakhar

Estatísticas

Tottenham chutou 9 vezes para marcar 4 gols no primeiro tempo

Maccabi Haifa acertou 3 chutes no gol no primeiro tempo, todos de fora da área

Lo Celso, com 2 gols, já igualou os tentos de toda a temporada passada pelo Tottenham

Joe Hart fez a segunda partida pelo clube, ambas pela Liga Europa. O titular Lloris foi poupado

Kane chega a 6 gols em 7 partidas na temporada 2020-21


Próximos jogos

  • Manchester United x Tottenham, 04/10, às 12h30*, pela Premier League

  • Maccabi Haifa x Beitar Jerusalem, 07/11, pelo Campeonato Israelense

*horário de Brasília