<
>

Brasileirão: Bahia supera Botafogo na primeira vitória com Mano e gol de Gilberto após 7 meses de jejum

Saiu a primeira vitória de Mano Menezes à frente do Bahia. Com gols de Gilberto, que não balançava as redes desde o fim de fevereiro, e Élber, o Tricolor surpreendeu o Botafogo no Estádio Nilton Santos e triunfou por 2 a 1, nesta quarta-feira (30) à noite, em jogo atrasado da primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Pedro Raul descontou para o time da casa.

O resultado é fundamental para o Bahia, que começou a noite na zona de rebaixamento e agora vai dormir em 16º lugar, fora da degola, com 12 pontos. O Botafogo, por sua vez, vai para a penúltima colocação, com 11 pontos. Apenas o Goiás, com nove, está abaixo. A equipe de Paulo Autuori tem só uma vitória na Série A, em 19 de agosto, contra o Atlético-MG.

Para quebrar uma sequência de quatro derrotas consecutivas, três delas com Mano, o Bahia contou com o oportunismo de Gilberto. Aos 42 minutos do primeiro tempo, o camisa 9 mal precisou sair do chão para, de cabeça, estufar as redes de Diego Cavalieri.

Foi o primeiro gol de Gilberto desde 26 de fevereiro. Na ocasião, ele fez dois na vitória por 3 a 1 sobre o Nacional do Paraguai, pela Copa Sul-Americana. Depois, viveu uma seca de mais de sete meses até festejar novamente.

O segundo tempo foi mais aberto, até pelo que a derrota representaria: a permanência no Z-4. O Bahia perdeu uma chance claríssima com Ramires, que, aos sete minutos, bateu por cima do gol de Cavalieri, mesmo livre a um passo da pequena área.

O Botafogo empatou o confronto, mas no quesito de gols perdidos. Aos 16, Babi recebeu cruzamento de Rentería e escorou completamente torto, desperdiçando a melhor chance alvinegra na partida.

O castigo veio no fim: aos 39, Élber recebeu na área e só teve o trabalho de deslocar Cavalieri. Quase nos acréscimos, Pedro Raul aproveitou cruzamento rasteiro da esquerda e diminuiu para o Botafogo, mas a tentativa de reação parou aí.

Ficha técnica

Botafogo 1 x 2 Bahia

GOLS: Pedro Raul (BOT); Gilberto e Élber (BAH)

BOTAFOGO: Diego Cavalieri; Kevin (Barrandeguy), David Sousa (Davi Araújo), Kanu, Rafael Forster e Victor Luis; Caio Alexandre, Rentería (Warley) e Bruno Nazário (Matheus Babi); Kalou (Rhuan) e Pedro Raul. Técnico: Paulo Autuori

BAHIA: Douglas Friedrich; Nino Paraíba, Ernando, Lucas Fonseca e Juninho Capixaba; Elias (Élber), Gregore e Ramires (Rossi); Clayson (Daniel), Gilberto (Saldanha) e Marco Antônio (Ronaldo). Técnico: Mano Menezes

Estatísticas

Gilberto quebrou um jejum de 217 dias sem marcar. Último gol havia sido em 26 de fevereiro

Botafogo finalizou 4 vezes no primeiro tempo, mas nenhuma delas certa

Foi o 9º jogo de Kalou pelo Botafogo. O marfinense tem apenas 1 gol

Mano Menezes venceu pela 1ª vez como técnico do Bahia. Antes, tinha 3 derrotas

Elias voltou a jogar depois de quase 11 meses. Último jogo havia sido em 6 de novembro de 2019

Pedro Raul voltou a marcar após 6 jogos de jejum, desde o clássico com o Flamengo


Classificação

  • Botafogo: 19º lugar, com 11 pontos

  • Bahia: 16º lugar, com 12 pontos


Próximos jogos

As duas equipes voltam a campo no próximo domingo (4):

  • Botafogo x Fluminense, 11h*, no Nilton Santos

  • Bahia x Sport, 18h15*, no Pituaçu

*horário de Brasília