<
>

Internacional despenca, e Grêmio não reage: veja como dupla Gre-Nal fechou 'setembro insano'

Grêmio e Internacional fecharam na terça-feira (29), pela Conmebol Libertadores, seus compromissos em 'setembro insano'. Não é exagero, o mês foi de incríveis nove jogos para cada um, e ambos tiveram desempenho pior que o apresentado em agosto.

A queda foi muito mais acentuada no clube colorado, mas no tricolor não há muito a se comemorar, já que não houve reação, pelo contrário

A Conmebol Libertadores chega à quinta rodada da fase de grupos com cobertura total de ESPN.com.br e ESPN Brasil e SEIS jogos com transmissão ao vivo dos canais FOX Sports e, desta vez, excepcionalmente, ESPN. Veja abaixo quais partidas, dias e horários.

O Internacional simplesmente despencou! O time comandado por Eduardo Coudet, que acabou agosto com 75% de aproveitamento nas oito partidas que fez, fechou setembro com só 37% de pontos ganhos dos 27 que disputou, segundo levantamento do ESPN.com.br. Veja todos os números, em detalhes, no final da reportagem.

A média, maluca, ficou em um duelo a cada 3,1 dias.

Já o Grêmio andou para trás, pouco, mas andou. Se a equipe de Renato Gaúcho conseguiu um aproveitamento de 59,2% no mês anterior, no que se encerra nesta quarta-feira (30) o resultado foi de 55,5% (ganhou 15 dos 27 pontos pelos quais brigou).

E a média de apresentações foi de uma a cada três dias cravados. Vale destacar que o clube tricolor já tinha encarado a mesma maratona em agosto, quando também fez nove partidas (o Inter fez oito), uma a cada 3,2 dias.

Título, Libertadores e Brasileiro

Grêmio e Internacional voltam a duelar no próximo sábado (3), às 17h, na Arena do Grêmio, abrindo a 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. E a situação de ambos é bem distinta: o time colorado é vice-líder com 21 pontos, apenas três atrás do Atlético-MG, líder, enquanto o tricolor é só o 14º, com 13.

Então, a equipe de Thiago Galhardo chega melhor que a de Pepê? Na tabela, sem dúvida. Mas há muito mais a ser levado em consideração.

É que como a rivalidade local no Rio Grande do Sul talvez seja a mais exacerbada do país, pesam duas coisas a favor do Grêmio: o clube não só conquistou o Campeonato Gaúcho (inclusive batendo o rival na decisão do segundo turno) como vem de dez clássicos seguidos invicto, com seis vitórias e quatro empates.

O último triunfo do Internacional em Gre-Nais foi há mais de dois anos, em 9 de setembro de 2018, um 1 a 0 pelo Brasileiro com gol de Edenílson.

E no Sul, não vencer Gre-Nais é um baita problema, principalmente para técnicos. Daí a pressão acima da média, principalmente da imprensa gaúcha, sobre Eduardo Coudet, que já acumula quatro reveses e um empate diante do time de Renato Gaúcho.

"Seguramente não é o ideal. Nunca tive uma sequência tão ruim em clássicos, é algo diferente, mas temos de assumir a responsabilidade", afirmou o argentino após a última derrota, o 1 a 0 pela Libertadores no último dia 23.

E o momento é de ainda mais foco em Coudet, já que sua equipe vem de quatro partidas sem triunfo (quedas para Fortaleza e Grêmio e empates contra São Paulo e América de Cali) e ainda 'ajudou' o rival a se classificar na competição cotinental. Menos mal que a situação colorada no grupo E é tranquila para também conseguir a vaga nas oitavas de final.

Agora, é esperar o Gre-Nal 428. E ver qual time largará melhor em outubro.

Internacional em agosto
Jogos - 8 (1 a cada 3,5 dias)
Vitórias - 6
Empates - 0
Derrotas - 2
Pontos disputados - 24
Pontos ganhos - 18
Aproveitamento - 75%

Internacional em setembro
Jogos - 9 (1 a cada 3,1 dias)
Vitórias - 2
Empates - 4
Derrotas - 3
Pontos disputados - 27
Pontos ganhos - 10
Aproveitamento - 37%

Grêmio em agosto
Jogos - 9 (1 a cada 3,2 dias)
Vitórias - 4
Empates - 4
Derrotas - 1
Pontos disputados - 27
Pontos ganhos - 16
Aproveitamento - 59,2%

Grêmio em setembro Jogos - 9 (1 a cada 3 dias )
Vitórias - 3
Empates - 3
Derrotas - 3
Pontos disputados - 27
Pontos ganhos - 15
Aproveitamento - 55,5%

Veja, abaixo, os jogos da quinta rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores com transmissão ao vivo de FOX Sports e ESPN*

Quarta-feira, 30 de setembro

Grupo B
19h15 - Palmeiras x Bolívar-BOL - Transmissão do FOX Sports e acompanhamento em tempo real, com VÍDEOS, do ESPN.com.br

Grupo D
21h30 - River PLate-ARG x São Paulo - Transmissão do FOX Sports e acompanhamento em tempo real, com VÍDEOS, do ESPN.com.br

*Horários de Brasília