<
>

PSG x Bayern: Neymar foi da lambreta com bolinha de papel ao líder que impõe respeito na final da Champions

play
Zé Elias opina sobre melhor do mundo e afirma: 'Neymar é o último grande craque do futebol brasileiro; acabou' (3:17)

Camisa 10 disputará a final da Champions League contra o Bayern de Munique (3:17)

Jogador mais caro da história do futebol e também um dos mais polêmicos. Principal craque do Brasil na última década. Amado e odiado.

Menino Ney ou adulto Ney?

É impossível passar batido por Neymar.

Tudo o que ele faz vira notícia. Seja pelas brilhantes atuações ou pelas polêmicas colecionadas dentro e fora de campo.

O garoto que desde sempre soube que era diferente, pode finalmente cumprir a profecia e virar o melhor jogador do mundo.

Abaixo, a “desconstrução” de Neymar, o craque do PSG, que sonha em vencer a Champions League contra o Bayern de Munique, neste domingo.

play
0:56

Vizinho de Neymar na pandemia, Zinho revela como atleta se preparou: 'Vi ele dentro de casa, focado, treinando'

Brasileiro voltou bem da parada e ajudou o PSG a chegar na final da Champions League

Menino Ney

"Tudo isso que falam que o Neymar faz hoje e dizem que é para humilhar o adversário ele já fazia. Eu vi ele fazer gol de bicicleta em quadra de cimento. Vi ele fazer gol de peixinho, bater o peito no cimento e levantar. Vi lambreta dele com bolinha de papel. Tudo isso nunca foi para humilhar. Era fruto do talento dele."

Darlan Santana, ex-professor de Neymar

"A gente brincava muito, jogava bastante videogame. Ele ficava bravo demais quando perdia, até ficava sem falar com a gente." Victor Sapo, ex-companheiro de Neymar no Santos

"Fizemos um sacrifício e mantivemos o Neymar por aqui. Foi o maior investimento que fizemos na história da base e valeu muito a pena. Foi um pacote completo porque nos deu muito retorno de títulos, marketing e torcida."

Marcelo Teixeira, ex-presidente do Santos

“Uma vez, o Neymar e o Ganso pegaram meu carro e colocado no meio do campo do CT com as portas abertas, chovendo. Acho que é por isso que fomos tão vencedores. Porque as brincadeiras relaxavam quando a gente estava chateado."

Léo, ex-companheiro de Neymar no Santos

Adulto Ney

“Antes da Dinamarca, em Salvador, o Micale nos chamou para conversar e perguntar qual era a formação que poderíamos usar na partida. O Neymar e o Rodrigo Caio falaram que era melhor colocar os pontas para dentro e os laterais para fora porque isso daria mais chances de fazer jogadas na linha de fundo. Isso foi fundamental para ganharmos a medalha de ouro.”

“Neymar estava querendo muito vencer a Olimpíada porque ele tinha perdido a final em 2012. Em casa era mais do que especial. Ele juntava todo mundo para conversar e até para treinar faltas e chutes."

Douglas Santos, campeão olímpico com Neymar na Rio-2016

“Antes da final, ele disse que não queria que a gente tivesse a segunda, que aquela fosse a única chance que a gente tivesse e ganhasse. E estas palavras dele marcaram muito a gente no vestiário.”

Weverton, campeão olímpico com Neymar na Rio-2016

Trabalho

"Era um cara que gostava muito de treinar. Depois dos jogos é comum os titulares fazerem apenas um treino regenerativo, mas ele ia treinar com quem não tinha jogado. Nos treinos físicos era sempre o primeiro e tinha uma energia para dar e vender. Não é simples suportar tanta pressão mesmo tendo tanto talento. Ele é uma pessoa muito preparada.”

João Pedro, que jogou com Neymar no Santos

"O Neymar é o melhor jogador e o mais técnico que trabalhei até hoje. Ele é acima da média e tem tudo para ser eleito o melhor jogador do mundo. Ele tem talento, mas isso precisa estar aliado aos resultados. Neymar domina todos os fundamentos do futebol. Dá assistência, faz gols, entende muito a parte tática e fisicamente sempre está bem, tirando as lesões." Ney Franco, ex-técnico de Neymar

Reconhecido por adversários

“Acho que quem fala mal do Neymar gostaria que ele jogasse no time dele. É um excelente jogador. Como zagueiro, encarar um jogador do talento dele é muito complicado. Depois tem o lado, é muito catimbeiro, provoca muita falta, o futebol dele é assim. Se ele estivesse no meu time, eu ia amar ter um jogador assim, que provoca o adversário, provoca falta, cava falta, tenta fazer jogadas bonitas.”

Vitorino Hilton, zagueiro do Montpellier

“Antes do jogo deixei meu bigode crescer e falei para os caras que ia dar uma caneta no Neymar. Chegou na hora do jogo e ele me deu um chapéu... Daí azedou para o meu lado, ele que me zoou (risos). Ainda bem que foi de um craque! Tomar um drible assim de um perna-de-pau seria pior."

Nunes, ex-atacante de Vasco e Santo André

play
1:15

Mbappé está no mesmo nível de Neymar? Compare as temporadas dos dois astros do PSG, finalista da Champions

Médias por jogo consideram quatro competições de 2019/20: Champions League, Francês, Copa da França e Copa da Liga Francesa

Encantando gigantes

“Naquela época a gente gostava de ver o Neymar surgindo no Santos, que driblava todo mundo e fazia gol. O Gareth Bale perguntava: ‘Esse Neymar é bom mesmo?’ Eu respondia: ‘Ele é demais!’ Curioso que os caras do Tottenham depois passaram a me mostrar os lances do Neymar antes de eu ver.”

Sandro, ex-seleção brasileira

"Guardiola me falou que tinha o sonho de um dia treinar a seleção brasileira, e que aceitaria na hora um convite. Ele disse que queria comandar o Brasil na Copa de 2014, e garantiu que, se ele fosse treinador da seleção e tivesse o Neymar, teria sido campeão." Júlio Sérgio, ex-goleiro
play
2:32

'Ganhando a Champions, Neymar se iguala a Messi e CR7 em termos de chegar no patamar de melhor do mundo', afirma Pascoal

Comentarista vê peso muito grande na final para decidir quem será eleito o melhor do mundo