<
>

Cássio vai entrar no top 10 de mais jogos pelo Corinthians; você sabe quem está no do seu clube?

Basta Cássio figurar entre os titulares do Corinthians neste sábado (8) para virar top 10 dos que mais jogaram pelo clube. Justo na partida contra o Palmeiras, no Allianz Parque, que pode valer o tetracampeão paulista ao time e seu 10º troféu na equipe.

Hoje, o goleiro de 33 anos tem 468 jogos e está a uma partida de igualar Idário, lateral esquerdo revelado no “terrão” do Parque São Jorge e campeão de praticamente tudo nos anos 50.

E a ascensão de Cássio no ranking histórico não deve parar tão cedo. A sequência da temporada, com jogos pelo Campeonato Brasileiro e pela Copa do Brasil, podem colocar o goleiro na oitava posição (faltam 38 jogos).

O primeiro à frente dele é Roberto Rivellino, com 474 jogos, o mais importante jogador relevado pelo Corinthians, mas que divide opiniões. Afinal, em dez temporadas como profissional, venceu só um Torneio Rio-São Paulo, dividido com outros três clubes.

Depois vem Olavo, o zagueiro e capitão corintiano entre os anos 50 e 60, com inúmeros títulos obtidos e 506 partidas.

O top 10 corintiano ainda tem ídolos da grandeza do meia-direita Luizinho, o Pequeno Polegar, o goleiro Ronaldo Giovanelli e o atacante Cláudio, o Gerente, maior artilheiro do clube (305 gols).

Agora o jogador com mais partidas parece inalcançávelo hoje. É o lateral esquerdo Wladimir, um dos criadores da “Democracia Corinthiana” ao lado de Sócrates nos anos 80, com 806 partidas, segundo o “Almanaque do Corinthians”.

É curioso notar que a lista alvinegra tem metade dos jogadores formado no “terrão”, casos de Wladimir, Luizinho, Ronaldo, Rivellino e Idário, que em breve deixar de ser top dez, e metade vinda de fora, mas com muita identificação, como o lateral direito Zé Maria, o ponta-direita Vaguinho e o volante Biro-Biro, além dos já citados Cláudio e Olavo.

Um comparativo com os “dez mais” dos outros 11 grandes do futebol brasileiro mostra um cenário no mínimo curioso. Com os 469 jogos que vai fazer, Cássio entraria no ranking de Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Santos e Vasco. Apenas em Palmeiras e São Paulo que não.

Atlético-MG

Botafogo

Cruzeiro

Flamengo

Fluminense

Grêmio

Internacional

Palmeiras

Santos

São Paulo

Vasco