<
>

Real Madrid: como Vinicius Jr. trabalha para virar 'marca global' com Champions League

play
Vinicius Jr. se solta no TikTok e manda dancinha para comemorar título do Real (0:15)

Brasileiro do Real se divertiu sozinho e compartilhou brincadeira na rede social (0:15)

Se você é uma das mais de 10 milhões de pessoas que segue Vinicius Jr. no Instagram, já deve ter notado a transformação física do brasileiro do Real Madrid. Não é por acaso: o trabalho de fortalecimento é parte do planejamento traçado para a carreira do jovem revelado pelo Flamengo.

A popularidade nas redes sociais também está nesta estratégia. Fora de campo, Vinicius Jr. conta com a ajuda de uma equipe que o quer fazer “marca global”, em um trabalho que o ESPN.com.br detalha a seguir.

Nada de balada

Em seu segundo ano de Real Madrid, Vinicius não frequenta as baladas e noitadas de Madri durante a temporada na Europa, algo que sempre esteve ligado à imagem de muitos brasileiros que atuaram no continente.

O jovem também não consome bebidas alcoólicas e tem um cuidado especial com a alimentação. Para isso, contratou um cozinheiro particular para o acompanhar.

O foco durante o período de jogos tem recompensa nas férias, quando o jogador está liberado para curtir da forma que quiser os dias em que costuma retornar ao Brasil.

Na direção do Real Madrid, a postura do brasileiro tem agradado.

Forte, mas não musculoso

Desde que sofreu uma ruptura no ligamento do tornozelo, em jogo da Champions League, em 2019, Vinicius trabalha com um fisioterapeuta particular. Thiago Lobo, ex-Santos, foi contratado e ajuda o atacante com a supervisão da equipe do Real.

A ideia é que Vinicius melhore sua definição muscular, mas sem ficar forte demais – como Cristiano Ronaldo, por exemplo – para não perder suas principais características, que são a agilidade e a velocidade nos dribles.

Em Madri, o brasileiro mora com mais duas as pessoas que o auxiliam com questões do dia a dia, para o foco seja apenas em jogar futebol.

Marca global

No trato com a imprensa, Vinicius é atendido por um time de assessoria exclusivo, algo raro até mesmo entre nomes mais renomados no futebol.

Para cuidar da imagem do jogador, o estafe de Vinicius Jr. fechou em 2020 com a empresa MediaCom Sport & Entertainment, o braço esportivo da holding multinacional britânica WPP Group. A empresa, que já trabalhou com Pelé, é uma das gigantes no ramo de publicidade e relações públicas.

O projeto é expandir a marca Vinicius Jr. para mercados mais populosos – como China, Indonésia e Índia – aproveitando que o Real Madrid é um dos clubes mais globalizados do mundo – pesquisa recente da consultoria britânica Brand Finance, por exemplo, apontou o time espanhol como mais popular entre os chineses.

Atualmente, Vinicius conta com os patrocínios das empresas Gagá Milano (marca de relógios, parceira também de Neymar, por exemplo), EA Sports e Nike.

Em 2019, inclusive, o Real Madrid indicou o brasileiro à produtora de games para ser garoto-propaganda e capa do modo Ultimate Team do Fifa 20, o mais popular do jogo.

play
0:15

Vinicius Jr. se solta no TikTok e manda dancinha para comemorar título do Real

Brasileiro do Real se divertiu sozinho e compartilhou brincadeira na rede social

A força nas redes sociais

Para se aproximar do público, há pouco menos de um ano, Vinicius Jr. lançou seu canal oficial no Youtube, no qual compartilha imagens de seu dia a dia. Seu vídeo mais popular até hoje foi justamente uma parceria com a EA Sports, com mais de 8,5 milhões de visualizações.

No momento, o canal no Youtube tem 1,13 milhão de inscritos; no Instagram são 10,3 milhões de seguidores; no Facebook, 2,3 milhões; no TikTok, 2 milhões; e no Twitter, 1,7 milhão.