<
>

Com um a menos por 50 minutos, Porto vence Benfica com dois gols de zagueiro e conquista Taça de Portugal

O Porto venceu a Taça de Portugal pela 17ª vez em sua história!

Neste sábado, a equipe enfrentou o Benfica e, mesmo tendo um jogador a menos desde os 38 da primeira etapa, venceu por 2 a 0, com dois gols do zagueiro Mbemba.

Agora, o Porto tem 17 conquistas da Taça de Portugal, empatando com o Sporting na segunda colocação no ranking histórico da competição. O líder ainda é o Benfica, que venceu a competição 26 vezes.

O clube não vencia a competição há 9 anos, quando foi campeão em 2011. O Benfica não vence desde 2017.

O primeiro tempo teve uma grande chance para cada lado. Quem assustou primeiro foi o Porto.

Após receber bola dentro da grande área, Marega protegeu, ajeitou de calcanhar com muita categoria e Tecatito chegou batendo cruzado rastiero, obrigando Vlachodimos a fazer ótima defesa.

A resposta do Benfica veio dos pés de Chiquinho, que recebeu belo cruzamento e, livre na grande área, chutou todo torto e perdeu uma grande chance.

Aos 38 minutos, Luis Díaz, que já tinha cartão amarelo, fez um falta dura e foi expulso direto, deixando o Porto com um jogador a menos.

Na segunda etapa, a bola parada decidiu o rumo da partida e brilhou a estrela de Mbemba. Aos 2 minutos, Vlachodimos caçou borboleta em uma falta cobrada para a área e o zagueiro ficou sozinho para cabecear para o gol vazio e fazer 1 a 0.

Aos 14, uma falta cobrada do meio de campo para a área viu Mbemba entrar livre nas costas da defesa para cabecear na saída de Vlachodimos e ampliar para 2 a 0.

O Benfica se lançou ao ataque, mas pouco conseguiu criar até os 39 minutos, quando a arbitragem marcou pênalti para os Encarnados. Na cobrança, Vinicius da Pose bateu com perfeição e diminuiu.

Na base da empolgação, o Benfica foi com tudo para cima em busca do empate e ele quase chegou aos 46 minutos quando Rafa encheu o pé da entrada da área e carimbou a trave de Diogo Costa. Mas o placar permaneceu em 2 a 1 até o apito final da arbitragem, causando festa dos portistas.

Ficha técnica

Benfica 1 x 2 Porto

GOLS: Vinicius da Pose (BEN); Mbemba 2x (POR)

BENFICA: Vlachodimos, André Almeida, Rúben Dias, Jardel e Nuno Tavares; Pizzi, Weigl, Gabriel e Cervi; Seferovic e Chiquinho (Vinicius da Pose); Técnico: Bruno Lage

PORTO: Diogo Costa, Manafá, Mbemba, Pepe e Alex Telles; Danilo Pereira, Otávio e Mateus Uribe; Tecatito Corona, Marega e Luis Díaz; Técnico: Sérgio Conceição

Estatísticas

O Porto venceu a competição pela 17ª vez, igualando o Sporting na colocação no ranking histórico

O líder ainda é o Benfica, que venceu a Taça de Portugal em 26 oportunidades

O segundo tempo teve 71% de posse de bola para o Benfica contra apenas 29% do Porto