<
>

Liverpool ou United? Real ou Barcelona? Pesquisa mostra 'clubes favoritos' em países da Europa, China e EUA

play
Mohamed Salah aparece com novo corte de cabelo após ser campeão com Liverpool (0:15)

O atacante egípcio deu um tapa na cabeleira e compartilhou o resultado nas redes sociais | via @mosalah (0:15)

Com exceção de Estados Unidos e China, países com pouca tradição no futebol, o clube local é sempre o de maior preferência em seu país de origem. Assim, é possível saber quem é mais popular na Espanha (Real Madrid ou Barcelona) e na Itália (Juventus ou Inter de Milão), por exemplo, segundo o estudo da consultoria britânica Brand Finance.

Para chegar ao resultado, eles selecionaram sete países e ouviram 1.000 pessoas de cada um para analisar o clube com mais seguidores, com maior preferência e com maior impacto de consumo. Entre os locais escolhidos, selecionaram os cinco países onde estão as ligas mais tradicionais na Europa, além de dois mercados emergentes do futebol.

O resultado é interessante. No Reino Unido, o Liverpool é o líder seguido por Manchester United e Arsenal, respectivamente. Na Espanha, a ordem de preferência é Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid.

Na Alemanha sem novidades no primeiro e segundo lugar, com Bayern de Munique e Borussia Dortmund, mas a terceira colocação surpreende: RB Leipzig. A equipe tem surpreendido em campo e está nas quartas de final da Champions League.

Na França, o Paris Saint-Germain é o líder, seguido por Marselha e Lyon, enquanto na Itália a Juventus, nove vezes campeão nacional consecutivamente, tem a preferência, deixando Inter e Milan com a segunda e a terceira colocação, pela ordem.

play
0:28

Juventus volta às listras e apresenta seu novo uniforme com Cristiano Ronaldo de modelo

Velha Senhora divulgou camisa para a próxima temporada | via @adidasfootball

As surpresas ficam por conta de EUA e China, os mercados emergentes analisados. Os americanos preferem Barcelona, United e Chelsea, respectivamente. Já os chineses, Real, Guangzhou Evergrande e United.

O estudo fez um balanço especial do Liverpool, campeão da Champions League e do Mundial de Clubes do ano passado, além de ser o atual vencedor da Premier League. Taça, aliás, que encerrou um jejum de 30 anos.

Por país, os Reds aparecem nas seguintes colocações: EUA (5º), França (7º), Alemanha (9º), China (9º), Espanha (11º) e Itália (21º). Ainda atrás de forças como Real e Barça, mas já ameaçando bastante o Manchester United.

O estudo aponta que o Liverpool, diante do sucesso esportivo, teve um fortalecimento da marca causado por um processo de renascimento, por isso ultrapassou o United em preferência (embora o rival tenha a terceira marca mais valiosa do mundo).

A publicação também diz que o Liverpool vem conseguindo expandir sua marca em todo o mundo, destacando os mercados dos EUA, do Japão e da Malásia, onde conseguiu ter grande impacto, por estar trabalhando bem sua comunicação e ganhando títulos.

A tendência, se continuar nesse caminho vitorioso, é subir mais e se isolar entre os rivais da Inglaterra.

Um objetivo não divulgado na versão gratuita do estudo é como os fãs consomem futebol, quais produtos gostam de comprar e como se relacionam com os patrocinadores das equipes. Critérios que também fortalecem a marca dos clubes.