<
>

Premier League: Vitória do City no tribunal e tropeço do United em campo acirram briga por Champions e criam 'finais' por G-4

A decisão da Corte Arbitral do Esporte de retirar a exclusão do Manchester City das duas próximas edições da Champions League causam um grande impacto na vida de outros clubes ingleses. Afinal, agora o quinto colocado da Premier League não irá mais se classificar ao principal torneio de clubes da Europa.

O Manchester City, inclusive, já está garantido na Champions League, uma vez que confirmou até o vice-campeonato no último sábado ao golear ao Brighton por 5 a 0, fora de casa. Naturalmente, o campeão inglês Liverpool também tem sua vaga assegurada.

Dessa forma, dois postos seguem em aberto e que são ocupados no momento por Chelsea (60 pontos) e Leicester City (59). Nesta segunda-feira, o Manchester United precisava apenas vencer o Southampton em casa para assumir a terceira colocação com 61 pontos. Os Red Devils venciam até os 50 minutos da segunda etapa, quando um vacilo da zaga resultou em empate dos visitantes. Agora, restam mais três jornadas para o fim do Campeonato Inglês.

Antes da anulação da suspensão ao City e do tropeço desta segunda, o United tinha 98% de chance de se classificar à Champions, contra 94% do Chelsea e 86% do Leicester, de acordo com o FiveThirtyEight, site parceiro da ESPN, que usa uma série de combinações matemáticas para calcular probabilidades no futebol. Agora, as chances mudaram para 76% para o Chelsea, 70% para o United e 49% para o Lester.

Além disso, Arsenal e Burnley, com 50 pontos cada, veem suas remotas chances de classificação à Champions não serem mais matematicamente possíveis. Isso porque Leicester e Manchester United irão se enfrentar na última rodada, o que faz com que obrigatoriamente um dos dois times chegue pelo menos a 60 pontos.

Wolverhampton (55), Sheffield United (54) e Tottenham (52) seguem na briga.

Com isso, a última rodada promete ser uma das mais emocionantes da história recente da Premier League e com duas possíveis 'finais' pelo G4. No dia 26 de julho, o Chelsea, atual terceiro colocado, recebe o Wolverhampton, atual sexto. Ao mesmo tempo, Leicester, quarto, e Manchester United, quinto, se enfrentam no King Power Stadium, casa dos Foxes.

Veja a sequência de jogos de cada time na briga por uma vaga na Champions League:

Chelsea - Norwich City (casa), Liverpool (fora) e Wolverhampton (casa)

Leicester City - Sheffield United (casa), Tottenham (fora) e Manchester United (casa)

Manchester United - Crystal Palace (fora), West Ham (casa) e Leicester City (fora)

Wolverhampton - Burnley (fora), Crystal Palace (casa) e Chelsea (fora)

Sheffield United - Leicester City (fora), Everton (casa) e Southampton (fora)

Tottenham - Newcastle (fora), Leicester (casa) e Crystal Palace (fora)