<
>

Premier League: Como decisão sobre o Manchester City impacta na briga pela Champions

A decisão da Corte Arbitral do Esporte de retirar a exclusão do Manchester City das duas próximas edições da Champions League causam um grande impacto na vida de outros clubes ingleses. Afinal, agora o quinto colocado da Premier League não irá mais se classificar ao principal torneio de clubes da Europa.

O Manchester City, inclusive, já está garantido na Champions League, uma vez que confirmou até o vice-campeonato no último sábado ao golear ao Brighton por 5 a 0, fora de casa. Naturalmente, o campeão inglês Liverpool também tem sua vaga assegurada.

Dessa forma, dois postos seguem em aberto e que são ocupados no momento por Chelsea (60 pontos) e Leicester City (59). Porém, o Manchester United (58) ainda não atuou na rodada e, caso vença o Southampton nesta segunda-feira, irá assumir o terceiro lugar. Restam mais três jornadas para o fim do Campeonato Inglês.

Antes da anulação da suspensão ao City, o United tinha 98% de chance de se classificar à Champions, contra 94% do Chelsea e 86% do Leicester, de acordo com o FiveThirtyEight, site parceiro da ESPN, que usa uma série de combinações matemáticas para calcular probabilidades no futebol. Os três times tinham projeção de terminar com 66, 65 e 63 pontos, respectivamente.

Além disso, Arsenal e Burnley, com 50 pontos cada, veem suas remotas chances de classificação à Champions não serem mais matematicamente possíveis. Isso porque Leicester e Manchester United irão se enfrentar na última rodada, o que faz com que obrigatoriamente um dos dois times chegue pelo menos a 60 pontos.

Wolverhampton (55), Sheffield United (54) e Tottenham (52) seguem na briga.

Veja a sequência de jogos de cada time na briga por uma vaga na Champions League:

Chelsea - Norwich City (casa), Liverpool (fora) e Wolverhampton (casa)

Leicester City - Sheffield United (casa), Tottenham (fora) e Manchester United (casa)

Manchester United - Southampton (casa), Crystal Palace (fora), West Ham (casa) e Leicester City (fora)

Wolverhampton - Burnley (fora), Crystal Palace (casa) e Chelsea (fora)

Sheffield United - Leicester City (fora), Everton (casa) e Southampton (fora)

Tottenham - Newcastle (fora), Leicester (casa) e Crystal Palace (fora)