<
>

CBF divulga novo calendário para temporada com Brasileiro, eliminatórias, mas ainda sem Libertadores

play
Mauro Cezar: Flamengo segue amplamente favorito para final do Carioca. Fluminense fica mais competitivo sem Fred (3:32)

Comentarista analisou rivais, que vão decidir título estadual (3:32)

A CBF anunciou nesta quinta-feira (9) o novo calendário do futebol na atual temporada. As disputas vão até depois do Carnaval do ano que vem, já como efeito da pandemia do novo coronavírus. De acordo com a entidade, serão seis meses de competições para assegurar a manutenção dos formatos já divulgados. Por exemplo, Série A e Série B em pontos corridos e com 38 rodadas.

Assim, a abertura (ou reabertura no caso da Copa do Brasil) do futebol nacional se dará em 8 de agosto e vai se estender até 24 de fevereiro de 2021. O Carnaval está programado para ocorrer entre os dias 13 a 16 de fevereiro.

A Copa do Nordeste, principal torneio interestadual do país, volta em pouco mais de dez dias: 21 de julho.

A decisão deixa claro que os clubes terão de se apertar para cumprir todas as datas, uma vez que não haverá pausa para datas Fifa, geralmente reservadas para amistosos e jogos da seleção brasileira pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

Por exemplo, na antevéspera do Natal (25 de dezembro) e do Ano Novo (1º de janeiro) estão previstos os jogos pela semifinal da Copa do Brasil. No dia seguinte a festa natalina ocorrem rodadas das Séries A, B, C e D.

A partir de novembro, o calendário tem algumas datas livres no meio das semanas, possivelmente aguardando alguma definição da Conmebol para a Copa Libertadores e para a Copa Sul-Americana. Até o momento, não há qualquer previsão.

Referente a primeira e a segunda divisão nacional, ambas com início programado para os dias 9 e 8 de agosto, respectivamente, a CBF optou por manter a tabela de jogos tal como foi divulgada antes da quarentena. Apenas o detalhamento das rodadas (com a distribuição dos jogos por dia/horário) é que ocorrerá de forma parcial, começando a partir da próxima semana.

A CBF informa ainda que a Série B e a Série C do Brasileiro terminam antes de 24 de fevereiro. A previsão é que ocorram de 8 de agosto até 30 de janeiro de 2021. A Série D será disputada de 6 de setembro até 7 de fevereiro do próximo ano.

“É a forma que encontramos para entregar o calendário integralmente e garantir o cumprimento dos compromissos assumidos pelos clubes com os detentores de direitos televisivos, patrocinadores e apoiadores”, disse Rogério Caboclo, presidente da CBF.

Veja as datas do novo calendário de 2020

Copa do Nordeste: de 21 de julho até 4 de agosto (5 datas restantes)

Copa do Brasil: de 26 de agosto até 10 de fevereiro de 2021 (11 datas restantes)

Campeonato Brasileiro: de 09 de agosto até 24 de fevereiro de 2021 (38 datas)

Série B: de 8 de agosto até 30 de janeiro de 2021 (38 datas)

Série C: de 9 de agosto até 31 de janeiro de 2021 (26 datas)

Série D: de 6 de setembro até 7 de fevereiro de 2021 (26 datas)