<
>

Premier League: Manchester City atropela Newcastle com gol de Gabriel Jesus e fica perto do vice

Vinte dias após ter eliminado o Newcastle United na Copa da Inglaterra, o Manchester City voltou a encontrar o adversário, desta vez atuando em casa, e não tomou conhecimento do rival. Dominante desde o começo, o time de Pep Guardiola goleou por 5 a 0 no Etihad Stadium, nesta quarta-feira, pela 34ª rodada da Premier League.

Gabriel Jesus teve boa participação ao abrir o placar e participar diretamente da jogada do gol contra de Federico Fernández. Riyad Mahrez, David Silva e Raheem Sterling também foram às redes.

Vale destacar que Phil Foden esteve envolvido nos lances dos três primeiros gols, enquanto que David Silva, além de um golaço de falta, deu duas assistências.

Gabriel Jesus não marcava desde 26 de fevereiro, quando balançou a rede do Real Madrid pela Champions League. Foram nove jogos de jejum - sendo que em um deles entrou apenas nos minutos finais. Na Premier League, a seca era de seis partidas, sendo que não fazia um gol desde 22 de fevereiro, diante do Leicester City. O atacante brasileiro tem 19 gols na temporada, sendo 11 no Inglês.

Com o resultado, o City soma sua quinta vitória seguida em casa, vai a 69 pontos e fica miito perto de confirmar o vice-campeonato. Afinal, faltando quatro rodadas, sua vantagem para o terceiro colocado Chelsea é de nove pontos.

Já o Newcastle, que vinha de seis rodadas sem perder (três vitórias e três empates), estaciona nos 43 pontos e figura na 13ª posição. Sua última derrota na competição havia ocorrido em 22 de fevereiro diante do Crystal Palace.

Para a partida, o técnico Steve Bruce não contou com Allan Saint-Maximin, um dos destaques do time, além do capitão Jamal Lascelles e do veterano Andy Carroll. Miguel Almirón, outro nome importante dos Magpies, era dúvida e permaneceu o duelo todo no banco.

Ficha técnica

Manchester City 5 x 0 Newcastle

GOLS: Gabriel Jesus, Mahrez, Fernández (contra), David Silva e Sterling (Manchester City)

MANCHESTER CITY: Ederson; João Cancelo (Walker), Stones, Otamendo e Zinchenko; De Bruyne, Rodri (Gündogan) e David Silva; Mahrez (Doyle), Gabriel Jesus (Sterling) e Foden (Bernardo Silva); Técnico: Pep Guardiola

NEWCASTLE: Dubravka; Yedlin, Krafth (Muto), Schär, Fernández e Rose; Lazaro (Javi Manquillo), Shelvey (Matthew Longstaff), Bentaleb e Ritchie (Atsu); Joelinton (Gayle). Técnico: Steve Bruce

Estatísticas

Gabriel Jesus não marcava desde 26 de fevereiro, quando balançou a rede do Real Madrid, pelas oitavas de final da Champions League. Na Premier League, seu último gol havia sido no triunfo sobre o Leicester por 1 a 0 em 22 de fevereiro. Ele ficou sem marcar nos 6 jogos seguintes na competição - no geral.

Gabriel Jesus chega 19 gols em 2019-20 - sua temporada mais artilheira no clube foi em 2018-19, com 21 gols.

Gabriel Jesus chega 11 gols nesta Premier League - sua edição mais artilheira no clube foi em 2017-18, com 13 gols.

De Bruyne chega a 18 assistências nesta Premier League, ficando a duas do recorde de Thierry Henry, estabelecido em 2002-03.

Sergio Agüero (16), Raheem Sterling (14), Kevin de Bruyne (11), Gabriel Jesus (11) e Riyad Mahrez (10). O City é o primeiro time com 5 jogadores diferentes com pelo menos 10 gols na mesma edição na primeira divisão inglesa desde o Everton em 1984-85. O dado é da Opta Sports.

O City não perde do Newcastle em casa pela Premier League desde setembro de 2000. São 16 jogos de invencibilidade (14 vitórias e 2 empates), sendo 11 triunfos seguidos.

Tommy Doyle, meio-campista de 18 anos, fez sua partida pelo City, a na Premier League, ao entrar em campo durante a etapa final.


Jesus marca, e City domina

O City controlou a partida no primeiro tempo, com 76,3% de posse de bola, 12 finalizações - contra apenas três do adversário - e conseguiu fazer este domínio se refletir no placar.

O time da casa abriu o placar logo aos 10min. David Silva recebeu de Foden na área e tocou para Gabriel Jesus finalizar com categoria e marcar. Onze minutos depois, De Bruyne foi acionado por Foden e acionou Mahrez, que completou para a rede.


Virou goleada

Na volta do intervalo, o City precisaria de 13min para chegar ao terceiro. Gabriel Jesus fez jogada com Foden, e, dentro da área, Matt Ritchie chutou para trás, acertou Federico Fernández e viu a bola morrer no fundo da rede.

Sete minutos depois, David Silva cobrou falta com maestria da entrada da área para anotar o quarto. Nos acréscimos, David Silva interceptou passe de Bentaleb no campo de defesa do Newcastle e tocou para Sterling fechar a conta.

Os mandantes encerraram a partida com 73,5% de posse de bola e com 23 a 6 nas finalizações.


Classificação

- Manchester City: 2º lugar, com 69 pontos
- Newcastle: 13º lugar, com 43 pontos


Próximos jogos

As duas equipes voltam a campo no sábado pela Premier League.

  • Sábado, 11/7, 8h30*, Watford x Newcastle (ESPN Brasil e ESPN App)

  • Sábado, 11/7, 16h*, Brighton x Manchester City (Fox Sports)

*horário de Brasília