<
>

Flamengo: último título do Carioca antecipado teve Luxemburgo como técnico e Ronaldinho brilhando

O Flamengo está a dois jogos de levantar a taça do Campeonato Carioca em 2020.

Já campeão da Taça Guanabara, o clube rubro-negro pode acabar com o campeonato de forma antecipada se vencer a Taça Rio, que terá suas semifinais iniciadas no fim de semana.

Desde que o Estadual do Rio de Janeiro tem esse formato em dois turnos, o Flamengo foi campeão de forma antecipada em duas ocasiões: 1979 e 2011.

A mais recente, em 2011, foi marcante.

O Fla ganhou a Taça Guanabara, contra o Boa Vista, e a Taça Rio, contra o Vasco após uma disputa de pênaltis. Dos quatro jogos de mata-mata do clube naquela campanha, três foram definidos nas penalidades.

Mesmo assim, o Flamengo terminou aquela campanha invicto: 12 vitórias e 7 empates.

Aquela campanha foi marcada pelo início da passagem de Ronaldinho Gaúcho pelo clube. Ele chegou do Milan no começo daquele ano e logo de cara já ganhou o seu primeiro título possível, fazendo quatro gols na campanha.

Quem comandava aquele Flamengo era Vanderlei Luxemburgo. Aquele foi o seu penúltimo título no futebol, sendo o último o Pernambucano de 2017 com o Sport.

A escalação do Flamengo na final da Taça Rio, o jogo do título, contra o Vasco foi a seguinte: Felipe; Rafael Galhardo, Welinton, David Braz, Rodrigo Alvim; Renato, Willians, Botinelli; Ronaldinho Thiago Neves e Deivid.

O Flamengo começou 2011 com tudo, mantendo sua invencibilidade por 24 jogos, até o dia 5 de maio.