<
>

Sporting mantém invencibilidade desde retorno, bate Tondela com tranquilidade e toma terceira colocação do Português

Jogando mais uma vez no Estádio José Alvalade, o Sporting venceu sua segunda consecutiva desde o retorno do futebol português, por 2 a 0, contra o Tondela, nesta quinta-feira (18). Jovane Cabral e Sporar foram os autores dos gols.

A vitória coloca o Sporting na 3ª colocação do português, com 49 pontos, atrás de Porto e Benfica, mas o Braga ainda pode retomar essa posição batendo o Famalicão na sexta-feira (18). Enquanto isso, o Tondela se encontra no outro lado da tabela, em 14º, com 29 pontos.

Diferentemente da última partida, em que a equipe da casa sofreu para bater o Paços de Ferreira, o Sporting conseguiu dominar o jogo de ponta a ponta.

Por outro lado, uma semelhança entre essas duas vitórias chamou atenção: o sucesso de Jovane Cabral nas cobranças de faltas, de forma que o jogador anotou outro golaço de bola parada. O segundo gol do jogo também foi após infração, com Sporar convertendo pênalti.

Ficha técnica

Sporting 2 x 0 Tondela

GOLS: Jovane Cabral e Sporar.

SPORTING: Maximiano; Mathieu (Borja), Coates, Quaresma; Tavares Mendes, Wendel (Battaglia), Nunes, Camacho (Ristovski); Cabral, Sporar (Mendes), Plata (Geraldes). Técnico: Rúben Amorim.

TONDELA: Cláudio; Ferreira, Tavares (Alves), Sampaio, Petkovic (Almeida); Valente (Toro), Pepelu (Augusto), Jaquité, Murillo; Jeronimo (Fonseca), Birkheun. Técnico: Natxo González.


Estatísticas

  • Em 4 jogos com o treinador Rúben Amorim, Sporar tem 4 gols.

  • Jovane Cabral chegou a 2 gols de falta nas 2 últimas partidas.

  • Rúben Amorim tem 4 partidas no comando do Sporting, tendo começado na frente do placar todas as vezes.

  • Posse de bola maior dos anfitriões: 55% x 45%

  • Mais finalizações para o Sporting também: 8 (2 no gol) x 7 (3)

  • 0 finalizações certas para o Tondela na primeira etapa

  • Os 2 gols da partida foram os primeiros sofridos pelo Tondela desde o retorno

  • Com 4 gols de falta no campeonato, o Sporting é líder no quesito


Jogo definido na primeira etapa

O Sporting começou em cima dos visitantes e não demorou para encontrar o primeiro gol. Aos 11 minutos, Plata fez ótima jogada tentando entrar na área, mas foi derrubado antes disso. Na cobrança, Jovane Cabral mostrou seu talento pela segunda partida seguida e anotou golaço.

O gol não causou reação dos adversários, e aos 30 minutos os anfitriões ampliaram, mais uma vez de bola parada. Pepelu tocou com a mão na bola, e Sporar converteu penalidade.

Antes do apito final do primeiro tempo, o Tondela teve sua primeira - e melhor - oportunidade. Após cruzamento da esquerda, Mathieu, zagueiro do Sporting, se atrapalhou e cabeceou contra sua própria meta, acertado a trave.


Tondela sai para o jogo, mas não agride

O técnico Natxo González tirou sua equipe da retranca para a segunda etapa e chegou a encontrar mais espaços. O Tondela teve mais posse e fez mais finalizações na segunda etapa, mas não conseguia capitalizar.

Foram três finalizações certas na etapa, contra zero do Sporting. Mas nenhuma foi realmente perigosa.

Mesmo pressionado, o time de Amorim soube administrar a situação e segurar o resultado até os 95 minutos, quando o juiz encerrou a partida.


Classificação

- Sporting: 4ª posição, com 49 pontos.
- Tondela: 14ª posição, com 29 pontos.


Agenda

As equipes voltam à ação pelo Campeonato Português na próxima semana:

  • Sexta-feira, 26/06, 14h15*, Belenenses x Sporting

  • Quarta-feira, 24/06, 14h*, Tondela x Paços Ferreira

*horário de Brasília