<
>

Bayern vira 'a jato' contra o Leverkusen e abre contagem regressiva para octa na Bundesliga

O Bayern de Munique até tomou um susto diante do Bayer Leverkusen neste sábado (6), ao sair perdendo com dez minutos de bola rolando, mas conseguiu a virada ainda no primeiro tempo, com o segundo e o terceiro gol saindo em um intervalo de apenas três minutos. No final, triunfou por 4 a 2 e iniciou a contagem regressiva para o oitavo título consecutivo da Bundesliga.

O Bayern tem 70 pontos contra 63 do vice Borussia Dortmund.

Mesmo que o rival vença, a diferença entre líder e vice-líder será de sete pontos, restando 12 em disputa. Assim, uma vitória do Bayern na próxima rodada e um mero empate do Dortmund dará o título desta temporada para os bávaros.

Será o oitavo consecutivo e o 30º no total. É uma hegemonia jamais vista nas competições do país.

Neste sábado, o Leverkusen até tentou aprontar. Aos 10, Lucas Alario abriu o placar, em lance revisado pelo VAR (árbitro de vídeo). Os visitantes viraram ainda na etapa inicial. Aos 27, Coman empatou. Depois Goretzka, aos 42, e Gnabry, aos 45, marcaram.

Depois, já no segundo tempo, Lewandowski anotou o quarto, aos 21. Foi o 44º tento dele na temporada (recorde pessoal) e o 30º na Bundesliga (igualando marca própria 2015/16 e 2016/17).

O Leverkusen ainda conseguiu reduzir a contagem aos 44 do segundo tempo, com Florian Wirtz, com direito a quebra de recorde. Aos 17 anos e 34 dias, tornou-se o artilheiro mais jovem da Bundesliga.

O recorde anterior era de Nuri Sahin aos 17 anos, 82 dias em 2005, pelo Borussia Dortmund.

A virada foi importante e até rara para o Bayern ultimamente. Só tinha vencido apenas uma vez nos últimos seis confrontos em que saiu atrás do placar, acumulando um empate e quatro derrotas.

O Bayern soma 70 pontos em 30 jogos, com 22 vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Fez 90 gols e tenta buscar o próprio recorde, que são 101 tentos na temporada 1971/72.

O Leverkusen estaciona com 56 pontos, na quinta colocação.

Outros jogos

Quem entrou em campo um pouco depois foi o vice Borussia Dortmund, que bateu o Hertha Berlin por 1 a 0 e agora segue com chances matemáticas de tirar o título do Bayern, por mais remotas que sejam.

O time de Haaland, Sancho e cia. soma 63 pontos, sete a menos que o primeiro colocado.

Outro jogo importante na manhã deste sábado foi entre RB Leipzig e Paderborn. Os donos da casa venciam até os 45 da segunda etapa, quando sofrerem o empate por 1 a 1.

Patrik Schick abriu os trabalhos, aos 27 da primeira etapa. O empate veio com Christian Strohdiek, na reta final.

O RB Leipzig é o terceiro, com 59 pontos. Já o rival pode se considerar rebaixado. Com 20 pontos, é o lanterna e para escapar precisa vencer os quatro jogos restantes e torcer contra os adversários.

O Mainz derrotou o Eintracht Frankfurt por 2 a 0, fora de casa, e deu um passo importante para escapar da degola. Está com 31 pontos, na 15ª posição. Os autores dos gols foram Moussa Niakhate e Pierre Kunde. O Frankfurt é o 11º, com 35.

No último jogo iniciado na manhã deste sábado, o Fortuna Düsseldorf empatou com o Hoffenheim por 2 a 2, em casa. Os times ocupam a 16ª e 6ª colocação, respectivamente.