<
>

Presidente da Federação nega intenção de encerrar Campeonato Mineiro e dar título ao América-MG

play
Presidente da FMF diz que a ideia é terminar o Campeonato Mineiro no campo e nega hipótese de dar título ao América (1:41)

Adriano Aro deu entrevista exclusiva à ESPN Brasil (1:41)

Adriano Aro, presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), concedeu entrevista exclusiva à ESPN nesta segunda-feira para comentar os planos da entidade para o Campeonato Mineiro. O estadual está paralisado desde meados de março, por conta da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o dirigente, a Federação só trabalha com uma hipótese no momento: finalizar a competição dentro de campo, assim que as partidas de futebol forem permitidas pelo governo e autoridades de saúde de Minas Gerais.

"Até o presente momento, a Federação só trabalha com a hipótese de encerrar o seu campeonato dentro de campo. Não é de hoje que conversamos com governo de estado, secretaria de saúde e vários municípios para encontrar soluções que nos possibilitem concluir os nossos campeonatos dentro de campo", explicou Aro.

"É claro que, se não houver uma sinalização positiva pelos órgãos de saúde ainda este ano, aí sim seria uma hipótese em que o término do campeonato não seria viável, mas isso me parece muito pouco provável. Acredito que ainda este ano, sim, poderemos retomar nossas partidas".

Com isso, o presidente nega por enquanto a possibilidade de encerrar o Campeonato Mineiro e nomear o América-MG como campeão. A equipe de Belo Horizonte liderava a competição até a pausa do calendário, com 21 pontos, seguida por Tombense (20), Atlético-MG (18) e Caldense (17).

Restam duas rodadas para o encerramento da primeira fase, o que, na visão de Adriano Aro, é um facilitador para a conclusão do estadual.

"Não trabalhamos com a hipótese de simplesmente encerrar o campeonato e decretar o América-MG campeão. Ideia da Federação é honrar todos os compromissos, terminando regularmente o campeonato e honrando todas as datas combinadas entre clubes, federação e emissora", disse.

"O Módulo 1 foi encerrado faltando duas partidas para encerrar a primeira fase, então acreditamos que dentro de uma semana já conseguimos definir esta fase, tão importante para definir questão de descenso e vaga na Copa do Brasil", afirmou o presidente.

play
1:31

Presidente da FMF revela reunião para definir um protocolo para retorno do futebol e conversas com outros presidentes

Adriano Aro deu entrevista exclusiva à ESPN Brasil

Adriano Aro também falou dos próximos passos para a retomada do futebol. Em 10 de junho, está marcada uma reunião entre Federação e secretaria de saúde do estado, para definir o protocolo médico que será adotado pelos clubes no recomeço da temporada.

"(O retorno) Precisaria ser feito com uma série de limitações, como ausência de público nos estádios, buscando encontrar um ambiente controlado com atletas e árbitros, submetidos a testes prévios para evitar a proliferação desse tão temido vírus. Estamos avançando na medida do possível, mas como temos poucas soluções e respostas para o combate do vírus, no momento temos que permanecer sem a realização de partidas de futebol, infelizmente".