<
>

Porto e Benfica em briga acirrada, artilheiro brasileiro e ex-time de Jesus ameaçado; veja como está o Português, que volta quarta

Por volta das 18h55 no horário português do dia 8 de março, o último apito final era ouvido em um campo da primeira divisão do campeonato local. Desde lá, pouco menos de três meses se passaram. Incertezas, momentos difíceis e muita saudade da bola rolando por conta da pandemia do novo coronavírus.

Pois nesta quarta-feira (3), o Português estará de volta. Com briga acirradíssima de gigantes pelo título, brasileiro 'voando', ex-time de Jorge Jesus correndo risco de vexame, rebaixamento encaminhado e outras curiosidades.

A primeira transmissão da ESPN Brasil e do ESPN App é na própria quarta-feira, a partir das 17h15 (hora de Brasília), com o Famalicão recebendo o Porto, líder.

Porto ou Benfica, qual será o campeão?

A disputa é árdua pelo topo da tabela. Até à 24ª rodada, quando o campeonato parou, o Porto manteve vantagem de apenas um ponto para o Benfica (60 a 59).

A corrida para assumir o primeiro lugar começou cinco jogos antes, em confronto direto no Estádio do Dragão. E o Porto fez valer o 'fator casa': vitória por 3 a 2 naquele 8 de fevereiro e redução de sete para quatro pontos (50 a 54) de desvantagem naquele momento para o rival, que estava no topo.

Nos quatro jogos seguintes, o Porto acumulou três vitórias e um empate, logo, fez dez pontos, enquanto o Benfica somou apenas cinco (ganhou uma, empatou duas e perdeu outra). Daí a virada na liderança.

Com mais dez jogos para o final, os atuais líderes ainda têm duelos difíceis contra Braga e Sporting em duas das três últimas rodadas.

Já o Benfica precisa retomar a boa fase. E nos dez compromissos finais, o mais complicado é contra o Sporting. Mas para estar no topo ao final das 34 rodadas, Carlos Vinícius, o 'Vinícius da Pose', brasileiro e artilheiro isolado da competição com 15 gols, será essencial.

Brasileiro artilheiro

Carlos Vinícius, o 'Vinícius da Pose', pode até ser desconhecido para muita gente no Brasil, mas em Portugal e para a torcida do Benfica ele já é ídolo.

Com 15 gols, o brasileiro é artilheiro da competição com apenas uma temporada no clube. Ele já havia deixado sua marca na 'Terrinha' ao passar pelo Rio Ave em 2018-2019, fazendo 14 gols em 20 jogos.

No confronto direto contra o Porto, que terminou com derrota do Benfica, o brasileiro marcou os dois tentos no revés. O apelido vem pela pose nas comemorações.

Será que teremos muito mais gols de 'Vinícius da Pose'? O Benfica joga na quinta (4) contra o Tondela, em casa, às 15h10 (de Brasília), também com transmissão ao vivo na ESPN Brasil e no ESPN App.

Sem Jorge Jesus... Problemas!

O Sporting não vive grande fase. Apesar da quarta colocação, a equipe tem chances remotíssimas de chegar ao segundo lugar e ir para a Champions League. A Liga Europa parece o caminho mais provável.

A equipe comandada por Rúben Amorim, ex-jogador de apenas 35 anos, tem ainda pela frente o Braga, que ocupa a terceira posição com quatro pontos a mais (46 a 42).

Se com Jesus, atualmente no Flamengo, de 2015 a 2018, a equipe sempre ocupou pelo menos o terceiro posto (sempre próximo de Porto e Benfica), nos últimos dois anos não esteve tão bem, principalmente na atual temporada.

Nos últimos dez jogos, o Sporting briga, então, para ao menos manter a posição atual, pois não se classificar para a Liga Europa seria um vexame histórico.

Rebaixamento definido?

Tempo e jogos há, mas Aves e Portimonense parecem a caminho da segunda divisão. O Aves, lanterna do torneio, tem 13 pontos em 24 jogos (19 derrotas no período), enquanto o Portimonense soma apenas três pontos a mais (16).

A primeira equipe fora da degola é o Paços de Ferreira, com 22.

O Portimonense tem confrontos diretos contra o próprio Paços e também com o Aves nas duas últimas rodadas, mas antes disso terá a dura missão de receber o Benfica brigando pelo topo.

O Aves tem situação pior. Além de só ter confronto direto contra o Portimonense, a equipe ainda enfrenta Porto e Benfica.

E tem mais. Enquanto o Portimonense tem o pior ataque (16 gols), o Aves é o dono da pior da defesa (47 gols). Ou seja, situação nada boa...

Alex Telles dará adeus ao Porto?

Outra notícia que tem abalado o futebol português é a provável saída de Alex Telles, lateral ex-Grêmio, do Porto para o PSG.

A negociação que tem sido especulada entre 20 e 25 milhões de euros (de R$ 113,9 a R$ 142,3 milhões) pode acontecer ao fim da temporada.

Serão os últimos jogos do brasileiro no Porto? Vale a pena acompanhar o lateral que tem oito gols em 23 jogos e é o artilheiro do time no Português.