<
>

LaLiga: Campeonato Espanhol vai voltar em 11 de junho e será disputado até 19 de julho

O Campeonato Espanhol está de volta! LaLiga retornará aos campos na quinta-feira 11 de junho com a disputa do dérbi entre Sevilla e Betis, segundo confirmou o Conselho Superior de Esportes através de comunicado oficial.

No último sábado (23), o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, deu autorização para a volta do torneio e de outros eventos esportivos a partir de 8 de junho. O presidente de LaLiga, Javier Tebas, manifestou posteriormente que a ideia era voltar em 11 de junho com o dérbi de Sevilha, e a notícia foi confirmada nesta sexta-feira (29) após reunião entre Conselho, LaLiga e federação espanhola de futebol (RFEF).

"A Real Federação Espanhola de Futebol e LaLiga acertaram o formato do desenvolvimento das 11 rodadas pendentes para a finalização de LaLiga. O retorno da competição terá lugar no fim de semana de 13 e 14 de junho, sendo o primeiro jogo na quinta-feira dia 11 entre Sevilla e Betis. A última rodada vai acontecer, previsivelmente e sempre em função da evolução da pandemia, no fim de semana de 18 e 19 de julho", explica o comunicado.

Entre a sexta-feira 12 de junho e a segunda-feira 15 de junho, vão ser disputados os outros nove jogos que completarão a 28ª rodada do Espanhol, incluindo Real Madrid x Eibar e Mallorca x Barcelona.

Todos os duelos vão ser jogados sem torcida e seguindo um forte protocolo de segurança preparado por LaLiga e aprovado pelo Ministério de Saúde. Haverá partidas todos os dias da semana durante mais de um mês com o objetivo de poder terminar o campeonato em 19 de julho.

LaLiga foi suspensa em 12 de março, quando se declarou estado de emergência na Espanha, com o Barcelona na liderança do campeonato, dois pontos à frente do Real Madrid (58 a 56).

As equipes terão ao menos 72 horas de descanso entre os jogos, e todos os duelos vão ser jogados em horário noturno para evitar expor os jogadores a altas temperaturas.