<
>

Premier League, Bundesliga, Ligue 1 e mais: a situação das ligas europeias na pandemia

play
LaLiga 'de graça' e prazo para retorno do torneio: André Linares traz as novidades da Espanha (1:03)

Correspondente dos canais ESPN falou sobre o possível reinício da competição (1:03)

A pandemia de coronavírus transformou o cenário do futebol europeu, pausando praticamente todas as ligas do continente e adiando o final da temporada.

Quase três meses depois, porém, a situação começa a se normalizar no Velho Continente e alguns campeonatos vão sendo retomados - outros, no entanto, já foram dados como encerrados. Vamos a situação das principais ligas europeias no momento.

Premier League

Pausada desde 9 de março, quando teve sua última partida, a Premier League já tem data para retomar os trabalhos: 17 de junho. De acordo com fontes da ESPN, o clássico entre Manchester City e Arsenal e o duelo entre Aston Villa e Sheffield United, que estavam pendentes de antes da paralisação, retomarão a competição nesta data.

A primeira rodada completa da competição será a 29ª e será disputada entre 19 e 21 de junho. Atualmente, o Liverpool lidera com 82 pontos, 25 a mais do que o Manchester City, e está próximo de conquistar seu primeiro título da competição desde 1990.

Bundesliga

A Bundesliga é a liga mais avançada do continente europeu. A competição alemã já retomou suas atividades em 16 de maio e, desde então, três rodadas foram disputadas e a quarta começa nesta sexta-feira com Freiburg x Bayer Leverkusen.

O Bayern de Munique tem uma mão na taça com 64 pontos, 7 a mais que o segundo colocado Borussia Dortmund, faltando seis rodadas para o final.

Ligue 1

A Ligue 1 é uma das ligas europeias que encerrou suas atividades durante a pandemia. Em 28 de abril, o primeiro ministro francês, Edouard Phillipe, anunciou a decisão.

O Paris Saint-Germain de Neymar e Mbappé foi declarado campeão. A decisão, porém, gerou polêmica e equipes como o Lyon disputam na Justiça o direito de retomar o campeonato.

Serie A

Também paralisada desde 9 de março, a Serie A já definiu sua data de retorno. O ministro dos Esportes da Itália, Vincenzo Spadafora, revelou que o futebol nacional será retomado em 13 de junho com a Copa da Itália, que tem pendente os jogos de volta das semifinais - Juventus x Milan e Inter x Napoli.

O Campeonato Italiano será retomado uma semana depois, em 20 de junho. A Juventus lidera com 63 pontos, apenas um à frente da Lazio. A Itália foi um dos países mais afetados por COVID-19 com mais de 230 mil contaminados e 33 mil mortos.

LaLiga

As equipes de LaLiga já retomaram os treinos, ainda que sejam apenas individuais, e nenhuma data oficial foi anunciada, mas o retorno está próximo.

play
1:03

LaLiga 'de graça' e prazo para retorno do torneio: André Linares traz as novidades da Espanha

Correspondente dos canais ESPN falou sobre o possível reinício da competição

A previsão é que o Campeonato Espanhol retome suas atividades em 11 de junho e seja finalizada em 19 de julho.

Campeonato Português

A primeira divisão do Campeonato Português está paralisada, mas já tem data de retorno: 4 de junho. Em comunicado oficial, a liga anunciou a data como a retomada das atividades do futebol nacional - a segunda divisão, porém, já foi encerrada de forma antecipada.

Faltando 10 rodadas para o final da competição, o Porto lidera com 60 pontos, contra 59 do rival Benfica. Hoje, os rebaixados seriam Portimonense e Desportivo Aves.

Eredivisie

A Federação Holandesa tinha como desejo retomar o futebol a partir de junho e, inclusive, havia orientado as equipes a retomarem os treinamenos em pequenos grupos. O governo holandês, porém, barrou a medida.

No final de abril, o governo anunciou que o Holandês estava proibido de retornar até, no mínimo, setembro.