<
>

Espanha libera treinos com até 10 jogadores, e Barcelona recebe autorização mesmo em região com restrições maiores

play
Higienização e muita movimentação: veja o treino do Barcelona (1:42)

A equipe catalã se prepara para a volta do Campeonato Espanhol (1:42)

A partir desta segunda-feira (18) os clubes da Espanha poderão trocar os treinamentos individuais por trabalhos com grupos reduzidos de até 10 jogadores. O Barcelona confirmou essa possibilidade já para próxima sessão na Cidade Esportiva Joan Gamper.

Segundo o clube catalão, LaLiga informou aos clubes do acesso à terceira etapa do protocolo da retomada do futebol no país. A inicial era a preparação dos centros de treinamento e primeira leva de testes de COVID-19. O Barça deu início à fase seguinte no último dia 8, quando os jogadores retomaram trabalhos individuais, principalmente de resistência e precisão.

A Espanha está em processo de transição do desconfinamento imposto pelo estado de emergência. A maior parte do país avançará para a fase 1 na próxima segunda-feira, enquanto a fase 0 está mais flexível nas províncias de Madri e Barcelona, por exemplo. Assim, os clubes dessas regiões aguardavam a confirmação da liberação de treinos em grupos reduzidos, o que coloca todas as equipes no mesmo estágio de preparação. O seguinte, ainda sem data definida, é o treinamento com grupo completo.

Não há calendário oficial para a volta do Campeonato Espanhol. O dia 12 de junho foi apontado pelo presidente de LaLiga, Javier Tebas, como melhor cenário de momento para o reinício. Para isso, é necessário que a contenção ao coronavírus continue evoluindo para que o Governo possa liberar a volta das competições esportivas, que serão finalizadas nesta temporada com portões fechados.