<
>

Immobile é melhor que Ronaldo? Estudo mostra que, na temporada do Italiano, sim

play
O dia em que Cristiano Ronaldo tentou ensinar o filho a fazer o 'siiiiii' e caiu na risada; relembre (0:18)

No Instagram, o astro português escreveu: 'Tal pai, tal filho' | via @cristiano (0:18)

Se alguém afirmasse que Ciro Immobile é melhor que Cristiano Ronaldo muito provavelmente poucos (quase ninguém) concordariam, mas segundo um estudo realizado pelo jornal italiano "Gazzetta dello Sport" não é absurdo dizer isso nesta temporada do Campeonato Italiano.

Em conjunto com o designer e jornalista da ESPN Kirk Goldsberry, o estudo dividiu a grande área em 12 "partes" - três fileiras horizontais com quatro quadrados - e calculou, zona a zona, em estatísticas, quem melhor finaliza nestas partes do campo.

Conclusão: Immobile é letal dentro da área, enquanto Ronaldo é um atacante "universal". Já Ilicic, Dzeko, Dybala e Berardi tem "hábitos diferentes".

"Tudo muda de uma área a outra, de metro em metro, quase de passo a passo. Ali é o local em que o jogo é decidido".

Gol

De cabeça ou chutando, a área entre 5 e 10 metros do gol é sua especialidade. É o número 1 da Europa nisso.

O italiano da Lazio é dominante nestas áreas, mas Cristiano Ronaldo mostra "instindo goleador" ao aparecer em praticamente todos os espaços, mesmo que não em primeiro da lista. Como dominante, apenas dentro da pequena área.

Seu companheiro de Juventus, Paulo Dybala se mostrou muito efetivo da entrada da área pelo lado direito. Natural, já que atua pelo lado do campo.

Chance de gol

Uma estatística interessante, já que não necessariamente as chances criadas são convertidas em gol. Neste caso, Ronaldo aparece em apenas uma área que cria mais oportunidades para seu time.

Immobile continua dominante, tentando e criando em quatro espaços da área. Sua equipe, a Lazio, domina as oportunidades junto da Atalanta, representada por Gómez e Ilicic.

O que prova que Immobile cria e transforma em gol, enquanto a Atalanta precisa criar mais vezes para conseguir marcar. Por esse ponto, mesmo que Ronaldo não crie tantas chances como os adversários, é mais mortal e com poucas oportunidades consegue marcar.

Mais chutes

Nesse ponto, Cristiano Ronaldo é o que mais aparece. O português chuta de qualquer lugar da área e aparece em todas as posições, mesmo que lidere apenas em três. Immobile lidera em duas e também está presente na maioria. A dupla está muito, muito a frente dos adversários.

Nessa estatística, por se tratar de volume e número de chutes, Insigne é o nome que chama atenção por simbolizar muito bem seu movimento da esquerda para o meio e o grande número de chances que tem.

No entanto, o jornal classifica como "preocupante" a ausência significativa de alguns nomes como Lukaku, Belotti, Higuain, Milik e Lautaro de várias posições.

Porcentagem de acertos

Por último, o aproveitamento. Basicamente, a regra para a estatística é o número de chutes convertidos. Se chutou uma vez e marcou, 100% de aproveitamento.

Por exemplo, Milik, da Napoli, perdeu quatro dos oito chutes que deu de frente com o gol (50%), mas tentou apenas um de fora da área e acertou (100%).

Neste caso, se Immobile continuasse dominante do modo que está até o final da temporada, marcaria (só de dentro das três áreas que domina) 30 vezes, talvez até 35.